29/11/2014 às 18h45min - Atualizada em 29/11/2014 às 18h45min

IDB Brasil promove atividades educativas para as crianças no I Festival do Peixe, em Ubatiba

[caption id="attachment_50894" align="alignleft" width="225"]
Evento da IDB em Ubatiba

Evento da IDB em Ubatiba

Evento da IDB em Ubatiba[/caption]

A IDB Brasil promoveu atividades recreativas para as crianças no I Festival do Peixe, em Ubatiba. O evento, realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária, contou com a participação de mais de 600 pessoas, de acordo com o secretário Rubem Pereira. O festival teve como objetivo apresentar à população as espécies das lagoas do município, como a tainha, parati, tilápia, bagre e siri.

A empresa proprietária da Fazenda São Bento da Lagoa ofereceu à criançada um espaço infantil chamado Fazendinha São Bento da Lagoa. Entre as atividades realizadas pela IDB estavam: oficinas de ilustração da flora da Restinga de Maricá e dos peixes nativos da lagoa da cidade, tobogã inflável e pula-pula.

Ministrado pela bióloga e professora Cristina Siqueira, as aulas de desenho deram a oportunidade de as crianças conhecerem as espécies de peixes e plantas da região de uma forma lúdica e educativa. Cerca de 80 crianças participaram da oficina, e 92 desenhos foram produzidos pela criançada.

O evento contou com a presença do diretor-executivo da IDB Brasil, David Galipienzo. O projeto Fazenda São Bento da Lagoa estabelece que a infraestrutura urbana seja completamente integrada à natureza, com apenas 6% de construção predial. Ele vai abrigar a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado, com 450 hectares, ocupando mais de 50% do empreendimento, com acesso público para todos os visitantes.

Baseada em conversas com os moradores e nas reuniões comunitárias, a IDB elaborou um projeto que contempla ações de apoio e sustentação para que as atividades pesqueiras da comunidade permaneçam ativas e produtivas. Além disso, o projeto prevê o fornecimento de equipamentos de apoio para pesca, cursos de qualificação e desenvolvimento de aptidão para o novo mercado de trabalho gerado pelo empreendimento.

O projeto contempla também a criação da “Casa do Caiçara”, que ficará alocada dentro da comunidade e será a sede das tradições pesqueiras da região. O local servirá de apoio à preservação da cultura local e abrigará os materiais de incentivo à pesca, que serão doados pela IDB Brasil.

Já na primeira fase de construção do empreendimento, a IDB Brasil fará a inclusão dos moradores de Zacarias, por meio da cessão definitiva da titularidade de terra a cerca de 200 famílias, com urbanização no mesmo padrão do empreendimento. A comunidade também terá áreas de lazer e esportes próprias.

[caption id="attachment_50895" align="aligncenter" width="378"]
Evento da IDB em Ubatiba

Evento da IDB em Ubatiba

Evento da IDB em Ubatiba[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp