02/12/2014 às 20h46min - Atualizada em 02/12/2014 às 20h46min

Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência

[caption id="attachment_51105" align="alignleft" width="300"]
Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: Em homenagem ao Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03/12, a Prefeitura de Maricá realizou uma série de atividades na segunda-feira (01/12), no CEU (Centro de Esporte Unificado em Maricá). A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef).

Representando o Secretário Municipal de Direitos Humanos, Miguel Moraes, o subsecretário de Diversidade Racial, Joel Rocha, falou sobre o evento. “Temos como objetivo sinalizar e orientar as ações voltadas para as pessoas com deficiência, sugerir melhora nos serviços prestados à população, além de fazer com que os profissionais estejam preparados para atender com maior qualidade e humanidade”, declarou o subsecretário.

O presidente do Comdef, Renê Lazari, portador de deficiência visual, também destacou a importância do evento. “É importante destacar que temos conquistado o respeito e a dignidade no âmbito da sociedade junto às famílias. Mas, a luta por mais direitos e pela igualdade tem que continuar. Quando a gente debate e cobra, as coisas passam a fluir melhor”, declarou o presidente, acrescentando que a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1998.

Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre o direitos legais dos portadores de necessidades especiais com a participação de membros da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), como o advogado da comissão, Charles de Souza; com a assistente social da ALERJ, Sheyla Oliveira; Denise Ramos, assessora do deputado e presidente da Comissão Marcio Pacheco. Também palestraram a fisioterapeuta do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Sandra Moura; o vereador Marcello Vianna: a representante do Comdef, Adriana Sales; e a superintendente da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Mônica Rigó.

O evento também contou com as apresentações de alunos do ensino inclusivo das escolas municipais: Barra de Zacarias, Carlos Magno Legentil de Mattos, Escola de Educação Especial Rynalda Rodrigues da Silva e o coral da Instituição Nair (Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas). Ao longo do evento, foram realizadas oficinas de braile e sessões de massoterapia para os convidados presentes, entre outras atividades.

Dados do IBGE

 Segundo o IBGE, mais de 45,6 milhões de pessoas declararam ter, ao menos, algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da nossa população. De acordo com o Censo de 2010, a deficiência visual atinge 35,7 milhões de pessoas no Brasil. A deficiência motora é a segunda maior, com mais de 13,2 milhões de pessoas. A deficiência motora severa foi declarada por mais de 4,4 milhões de brasileiros. Destes, mais de 734,4 mil disseram não conseguir caminhar ou subir escadas de modo algum e mais de 3,6 milhões disseram ter grande dificuldade de locomoção.

Cerca de 9,7 milhões declararam ter deficiência auditiva. A deficiência auditiva severa atinge mais de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 344,2 mil são surdas. Já a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de pessoas.

Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, das quais cabe destacar a Lei Federal  nº 7.853, de 24/10/1989 (dispõe sobre a responsabilidade do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito), Lei Federal  nº 8.213, 24/07/1991, (dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social), Lei Federal  nº 10.098, de 20/12/2000, dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência e Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, (dispõe sobre  o reconhecimento  da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais para os Surdos).

[caption id="attachment_51106" align="aligncenter" width="528"]
Evento contou com a participação de alunos municipais

Evento contou com a participação de alunos municipais

Evento contou com a participação de alunos municipais[/caption] [caption id="attachment_51107" align="aligncenter" width="534"]
O presidente do Comdef, Renê Lazari, destacou a importância do evento

O presidente do Comdef, Renê Lazari, destacou a importância do evento

O presidente do Comdef, Renê Lazari, destacou a importância do evento[/caption] [caption id="attachment_51108" align="aligncenter" width="560"]
O advogado da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ, Charles de Souza, fala sobre os direitos dos portadores de necessidades especiais

O advogado da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ, Charles de Souza, fala sobre os direitos dos portadores de necessidades especiais

O advogado da Comissão da Pessoa com Deficiência da ALERJ, Charles de Souza, fala sobre os direitos dos portadores de necessidades especiais[/caption]


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp