12/01/2015 às 09h59min - Atualizada em 12/01/2015 às 09h59min

Turistas aproveitam a praia e deixam o lixo espalhado na orla de Maricá

[caption id="attachment_54415" align="alignleft" width="300"]
Latinhas na areia da Praia  da Restinga. Foto enviada pelo whatsapp LSM.

Latinhas na areia da Praia da Restinga. Foto enviada pelo whatsapp LSM.

Latinhas na areia da Praia da Restinga. Foto enviada pelo whatsapp LSM.[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Sacos plásticos, bitucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio. O que mais parece uma seleção dos itens de uma lata de lixo doméstica na verdade é o que muitas vezes pode-se encontrar ao chegar numa Praia de Maricá após um dia de sol como neste domingo, 11. Transformados em verdadeiros lixões principalmente nesta temporada de verão, quando aumenta o número de frequentadores nas praias, as areias e mares tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos despreocupados com o bem estar coletivo.

Nosso município possui um litoral com extensão de 32.887 metros aproximadamente, desde o início da Praia de Itaipuaçu, próximo à Pedra do Elefante, até a Serra de Jaconé, na Praia de Jaconé., ou seja, temos praias e mais praias para aproveitar, mas a sensação desagradável de chegar a uma praia repleta de lixo de todo tipo, de restos de comida a embalagens de alimento pode nos afastar desse hábito saudável que faz parte de nossa cultura.

Parece óbvio, mas é preciso dizer: o mar não é lata de lixo! Os oceanos cobrem 71% do planeta, abrigam milhares de espécies vegetais e animais, são fonte de alimento, sal, sustento, via de transporte. E, o mais importante: eles são responsáveis pela produção de 50% do oxigênio que consumimos.

Por isso, selecionamos algumas dicas básicas e essenciais para colaborar com a manutenção da limpeza das praias:

- Leve um pequeno saco plástico todas as vezes que for à praia para jogar latas, canudos, copos usados e outros tipos de lixo orgânico.

- Evite jogar seu lixo na praia. Normalmente, a cada 50 metros de areia, há um contêiner para depositar o seu lixo.

- Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Os lixos acabam sendo descartados pela rede de esgoto, ficam depositadas no fundo do mar e voltam para a areia em dias de ressaca.

- Descartar lixo no mar, como sacos plásticos, restos de alimentos, garrafas pet, prejudica a vida marinha e a qualidade da água, elemento essencial para o equilíbrio ecológico do ecosistema mundial.

- Não leve cães para praia; é proibida a presença de animais na areia das praias.

- Não importa se você está passando férias em imóvel próprio ou alugado: tome duchas rápidas, organize a lavagem da louça e não lave calçadas. Água é ouro no planeta, não desperdice. Muitas cidades praianas já contam com reciclagem: informe-se sobre as coletas e separe o seu lixo.

- As bitucas de cigarro demoram até cinco anos para se decompor e não podem ser jogadas na areia. A maioria das pessoas não sabe, mas a areia é viva, formada por vários micro-organismos e fragmentos de conchas, moluscos, crustáceos. Na Austrália, país pioneiro na limpeza de praias, é proibido pitar na areia. Convenhamos: não custa nada o fumante juntar as guimbas e colocá-las no lixo.

- Escolha as barracas onde vai consumir petiscos e cerveja. Veja como as garrafas e o lixo são descartados, se algum detrito é jogado na areia. São sinais de que a higiene geral está comprometida, aumentando muito o risco de intoxicação.

Adote essas atitudes e aproveite o litoral com praias sempre bonitas e limpas!

[caption id="attachment_54402" align="aligncenter" width="960"]
Praias lotadas neste domingo.

Praias lotadas neste domingo.

Praias lotadas neste domingo.[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp