Policiais Militares da 6ª CIA de Maricá recebem curso para atuação na ‘Patrulha Maria da Penha’


Na última segunda-feira, 2, Policiais Militares da 6ª Companhia de Maricá iniciaram o treinamento para atuação no Programa ‘Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida’, criado no início de agosto para prevenir a violência doméstica.

As equipes serão formadas por duas duplas de agentes que atuarão de segunda a sábado de 08 ás 18, além de apoiar os já existentes órgãos que oferecem atendimento à mulher na Região Metropolitana.

Os Policiais irão oferecer auxílio a mulheres que tenham sido ameaçadas e estão com medida protetiva expedida pela Justiça, além de agir em casos de flagrantes de agressão. Em Maricá, os agentes que irão realizar a patrulha serão o Cabo Simões e a Cabo Amanda, ambos estão no período do curso de capacitação até sexta-feira, 5.

O curso que acontece no 12º BPM (Niterói), tem como objetivo aproximar ainda mais órgãos e profissionais que lidam com esse problema social. As aulas terão duração de uma semana e, é feito a partir de três pilares: a sensibilização, o conhecimento conceitual e jurídico sobre a Lei Maria da Penha e outras leis de proteção às mulheres, e as técnicas de abordagem e uso racional da força adaptadas ao contexto da violência doméstica e familiar.

Os palestrantes do curso são juízes, promotores de Justiça, delegadas especializadas no tema, defensores públicos, oficiais e praças da Polícia Militar, além de representantes da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

O atendimento emergencial de 24 horas – número 190 – continuará sendo feito pelo serviço de radiopatrulha, com os policiais recebendo orientação técnica da equipe do novo programa. Os batalhões também estão com uma ‘sala lilás’, que oferece atendimento especializado para as mulheres que estejam passando por violência doméstica ou queiram realizar alguma denúncia.  

Maricá já realizava um patrulhamento especial para os casos de violência doméstica, desde novembro do ano passado, porém com uma viatura de patrulhamento normal usada pela Polícia Militar.

error: Conteúdo protegido!