Prefeitura conscientiza população no Dia Estadual de Combate à Hanseníase


(Foto: Internet)

Nesta quinta-feira, 05/08, é comemorado o Dia Estadual de Combate à Hanseníase. Para a data, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou um dia de conscientização distribuindo panfletos e cartazes nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município. O objetivo da campanha é informar os munícipes sobre os riscos da doença.

A coordenadora do Programa Municipal de Prevenção à Hanseníase, Tatiana Oliveira, explicou como a doença acontece no organismo.

“Hanseníase é uma doença transmitida pelo bacilo de Hansen, que afeta principalmente a pele e os nervos da face, dos braços, das mãos, pernas e pés. A transmissão se dá pelas vias respiratórias (tosse, espirro etc) de uma pessoa doente e sem tratamento. A hanseníase tem cura e se for diagnosticada precocemente não causa deformidades físicas”.

Os principais sintomas e sinais da doença são manchas esbranquiçadas, avermelhadas e amarronzadas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade da pele e dor e sensação de choque.

Ainda de acordo com a Tatiana Oliveira, a pandemia da Covid-19 impactou na redução significativa dos casos de hanseníase no município, e a campanha se torna importante para lembrar que a doença está presente.

“É importante alertar a população e os profissionais de saúde para que fiquem atentos aos sinais e sintomas para identificar a doença precocemente. A hanseníase é uma doença que tem cura e o tratamento é totalmente gratuito através do SUS. O paciente que suspeitar de qualquer sinal para a doença, deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima da sua residência”, completou.

Fonte: PMM

error: Conteúdo protegido!