Prefeitura de Maricá oficializa parceria com estatal italiana para desenvolvimento tecnológico


O grupo industrial italiano chamado ‘Leonardo’ e a Prefeitura de Maricá, através da Codemar, oficializaram na tarde desta quarta-feira, 12, uma ‘joint venture’, que significa, em português, um acordo, ou parceria.

O evento foi realizado no Aeroporto Municipal, por volta das 13h, e estiveram presentes: o Prefeito Fabiano Horta; o ex-Prefeito Washington Quaquá; o CEO da empresa italiana, Lorenzo Mariani; Secretários da Prefeitura de Maricá; o Cônsul da Itália, Paolo Miraglia; e o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues; entre outras grandes personalidades.

Durante a cerimônia, foram anunciadas as diversas novidades que serão implantadas na cidade de Maricá. Dentre elas, está a instalação de um teleporto com tecnologia 5G, que distribuirá um sinal de banda larga de excelência, voltada principalmente para a comunicação da área da aviação. Maricá é a primeira cidade em toda a América Latina a receber a tecnologia, que existe em pouquíssimos lugares do mundo.

O Sec. Estadual Leonardo Rodrigues, ainda anunciou que será construída uma FAETEC na cidade, em parceria com a Prefeitura de Maricá, voltada para a formação de profissionais na área de manutenção de aeronaves, e os cursos serão totalmente gratuitos.

A assinatura do termo de ‘joint venture’, representa o primeiro passo na história de Maricá para grandes mudanças nas áreas da tecnologia, da segurança e da aeronáutica, que serão implantadas na cidade ao longo de 2020.

Além das novas oportunidades de empregos, que começam a surgir já em abril deste ano, de acordo com o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, espera-se que o turismo na cidade também tenha um aumento de quase 60%. Segundo o Secretário José Alexandre, novas estratégias para fortalecer a segurança para moradores e turistas já estão sendo traçadas pela Secretaria de Turismo, em parceria com as Secretarias de de Segurança e Ordem Pública e de Cultura.

Sobre a empresa italiana

A Leonardo é uma companhia internacional especializada nas áreas de Aeroespacial, de Defesa e Segurança, e sistemas de defesa e de segurança e satélites. A empresa atua no Brasil há mais de 40 anos, fornecendo radares de controle de tráfego aéreo e meteorológico, equipa cerca de 150 aviões militares brasileiros com radares, e possui mais de 200 helicópteros em funcionamento no país.

error: Conteúdo protegido!