Prefeitura de Maricá realiza fiscalização em estabelecimentos nesta sexta-feira


Foto: Divulgação

LSM – A Prefeitura de Maricá, através de equipes da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (SEOP), agentes da Guarda Municipal e Policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) realizou fiscalizações em estabelecimentos nesta sexta-feira, 19, por toda a cidade.

O objetivo das fiscalizações é de manter o cumprimento das normas sanitárias de prevenção à Covid-19. Na última quinta-feira, 18, equipes da e agentes de fiscalização da postura realizaram mais uma ação preventiva de conscientização em 30 estabelecimentos comerciais, incluindo bares, restaurantes, quiosques e casas noturnas dos quatro distritos da cidade.

O foco principal foi o cumprimento da restrição à circulação entre às 23h e 5h da manhã determinada na última quarta-feira, 17.

A operação contou com quatro viaturas da Seop, cinco policiais do Proeis, quatro guardas municipais e treze fiscais da portura. Na ocasião, os agentes estiveram nos centros comerciais do Barroco, em Itaipuaçu e de Ponta Negra, além de fiscalizarem as praças de alimentação do Centro de Maricá, de Araçatiba e de Itaipuaçu.

Durante a ação, os responsáveis pelos estabelecimentos foram orientados sobre as regras presentes no Decreto Municipal 688, que determina limite máximo de 50% da capacidade; 1,5 metros de distanciamento entre as mesas; uso obrigatório de máscaras; distribuição obrigatória de álcool em gel na entrada e nas mesas; horário de funcionamento máximo até às 23h; além da proibição de espaços de dança. Na abordagem, a força-tarefa não observou infrações graves, porém reiterou as regras do decreto e orientou alguns estabelecimentos que funcionavam além do horário permitido.

Segundo o subsecretário de Ordem Pública, Rhonaltt Bueno, a reação das pessoas foi positiva à fiscalização e os cuidados são ainda mais importantes no momento atual da pandemia.

“Já realizamos reuniões com representantes da classe comercial, elucidando a respeito dessas orientações e a importância de obedecê-las. Com essa força-tarefa, demonstramos mais uma vez o compromisso com o município, com as equipes utilizando o bom senso nas abordagens. Nosso intuito é conversar com os proprietários e apresentar aos que ainda não tinham ciência as orientações de funcionamento do novo decreto” , destacou Rhonaltt.

“As equipes transmitiram a responsabilidade de cada um no cenário preocupante da pandemia que estamos e o retorno das abordagens foi bastante positivo. Essas ações, inclusive as novas medidas restritivas, estão sendo adotadas para que uma situação pior não venha a ocorrer. Precisamos que toda a população mantenha a consciência e os cuidados, nos ajudando a passar por esse momento delicado da pandemia do novo coronavírus”, completou o subsecretário.

error: Conteúdo protegido!