Prefeitura entrega mais de 1000 bolsas de estudos do ‘Passaporte Universitário’ em Maricá


A Prefeitura de Maricá entregou nesta sexta-feira, 20, mais 1048 bolsas de estudo de graduação, sendo 48 de Medicina, do Programa Passaporte Universitário. A cerimônia, realizada pela Secretaria de Educação, aconteceu no Colégio Cenecista, no Centro de Maricá.

De acordo com prefeito Fabiano Horta, o projeto é um sonho realizado na cidade que agora possibilitará milhares de jovens que não tinham oportunidade e poderão ingressar na universidade.

“Para mim como prefeito é importante traduzir a ideia do Programa Passaporte Universitário, primeiro dizer que tem uma dimensão individual de sonho, de potência de cada um e virtude, que o objetivo de cada um é o mesmo. Isso é belo, isso é justo e isso é bom. Nós temos que fortalecer no outro aquilo que outro sabe de melhor para construir um mundo coletivo. Nós sabemos que temos muitos sonhos sentados nessas cadeiras, sabemos que temos muitos pais e muitas mães que nunca tiveram a oportunidade de um saber universitário mas que está absolutamente em êxtase de ver o filho ou filha entrando em uma universidade” afirmou o prefeito.

O Prefeito Fabiano Horta também afirmou o compromisso do candidato apto ao programa com a cidade.

”Honrem o crédito do investimento público que está sendo gasto com cada um de vocês, realizem seus sonhos’ disse Fabiano Horta.

O edital 2/2019 foi lançado no dia 27 de novembro, no processo seletivo, foram distribuídas 560 vagas para candidatos que concluíram ensino em escolas públicas, 92 vagas para servidores públicos, 232 vagas para candidatos que prestaram o vestibular ENEM e 48 vagas para candidatos que desejam cursar medicina.

De acordo com a subsecretária de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação de Maricá, Denise Cardim, as 2 mil vagas serão divididas entre os dois semestres de 2020, sendo 933 vagas para o primeiro semestre e 115 vagas de candidatos que entraram após solicitar recurso no edital 1/2019 e 933 vagas para o segundo semestre de 2020 e pessoas já graduadas poderão participar.

Foram cerca de 4.200 bolsas de estudos entregues desde o começo do Programa Passaporte Universitário, em 2018. Na solenidade desta sexta-feira, 20, estiveram presentes o Prefeito Fabiano Horta, Secretária de Educação Adriana Luíza e representantes da pasta, Secretário de Desenvolvimento Econômico Igor Sardinha, Secretário de Ordem Pública Tenente-Coronel Julio Veras, representantes da UMES, vereadores Cemar, Alberto da Maricaense e Cemar.

error: Conteúdo protegido!