Professor da rede pública de Maricá lança livro sobre vivências em sala de aula


O professor maricaense Vilson Ferreira, lançou seu primeiro livro baseado na experiência como professor de Língua Portuguesa em escolas públicas municipais e estaduais, onde narra algumas de suas vivências mais marcantes em mais de 20 anos de magistério.

Na obra, o autor busca refletir sobre a escola de um modo geral, e também sobre a educação para além dos seus muros. Além disso, Vilson revela personalidades, impressões e muitas questões conflitantes, desconcertantes e arrebatadoras. Tudo isso encaixado em uma escrita analítica e pontual.

(…)ao invadir as cercas que protegem alguns saberes e segregam outros, os sujeitos e suas experiências contestam o estabelecido e abrem caminho para se pensar o que ainda não fomos capazes de compreender, de ver com outros olhos o que nos acostumamos a reconhecer como o mesmo e, quem sabe, aprender o que ainda não sabemos. (pág. 82)

No livro, a escola é anunciada como um lugar de muitas possibilidades: do ensinar, do aprender, do aprender ao ensinar e do ensinar enquanto se aprende. Em tempos de críticas contundentes contra as escolas, Ferreira a ilustra como um lugar de possibilidades, apesar das críticas e das contradições políticas e humanas.

Sobre o autor:

Vilson Ferreira é professor de Língua Portuguesa na escola pública há mais de 20 anos. Possui Graduação em Letras (Português/Literatura), Mestrado e Doutorado em Educação pela UFF. Atualmente atua como editor-chefe da Proverbo, onde busca publicar os livros de jovens autores, autores iniciantes e autores independentes.

Livro ‘Agora é Nós! Nós é que sabe! E outras histórias da escola’


error: Conteúdo protegido!