Universidades credenciadas no Passaporte Universitário de Maricá realizam novo vestibular


Faculdades credenciadas pelo programa Passaporte Universitário realizam mais um vestibular neste final de semana (15 e 16 de junho). Os interessados em cursar uma faculdade através do programa disponibilizado pela Prefeitura de Maricá terão a chance de concorrer a uma bolsa de graduação nas instituições cadastradas como a Estácio de Sá, Universidade Cenecista (UNICNEC), Unilasalle, Faculdade Maricá/Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). As provas serão realizadas no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, das 9h às 17h nos dois dias.

É bom lembrar que a realização do vestibular não é a garantia de inscrição ou aprovação no programa Passaporte Universitário. Os estudantes poderão optar, nos próprios dias das provas, por qual instituição e curso pretendem prestar as provas do vestibular. Após, as universidades vão gerar o resultado, e em posse dessa declaração de aprovação, é que o aluno vai conseguir realizar a inscrição no sistema do Passaporte Universitário.

Sobre as bolsas

Na Estácio de Sá são 24 cursos. Na Unilasalle, 10 cursos como Direito, Relações Internacionais, Administração, Arquitetura e Urbanismo. Na Faculdade Maricá, vagas para Engenharia Civil, Gestão Pública, Medicina Veterinária e Serviço Social, por exemplo. Na UniCnec, são diversos cursos, distribuídos em Rio Bonito, Ilha do Governador, Itaboraí e Rio das Ostras e no Unifeso continua a oferta de vagas para os mais variados cursos, como Odontologia, Psicologia e Direito.

Para o candidato conseguir a Bolsa Universitária Social, deverá respeitar os seguintes critérios: renda familiar até 4 salários mínimos terão 100%. Já com renda familiar de 4 a 6 salários mínimos terão 80%.

As Bolsas Universitárias de Excelência serão concedidas aos candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em rede pública de ensino, que residam no município há 5 anos ininterruptos e com nota de ENEM superior a 450 pontos.

Curso de Medicina

A novidade para este semestre é a oferta do curso de Medicina pelo Unifeso, que terá vagas a serem preenchidas pela nota ENEM dos anos de 2015 até 2018 e pelo vestibular tradicional.

Vale lembrar que, para este curso específico, a oferta de vagas e inscrições para concorrê-las é diferente dos outros cursos e faculdades. No Enem, o que vale para concorrer é a nota, que deve ser maior que 550 pontos, que terá divulgação do ranking de aprovados no dia 10/07.

Para desempates serão utilizados os critérios de maior nota obtida na redação, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, na prova de Matemática e suas Tecnologias e candidato com maior idade. As inscrições e o edital estão no site do Unifeso (http://www.unifeso.edu.br/cursos/graduacao/medicina).

Para os candidatos do Passaporte Universitário, a instituição irá isentar a inscrição de R$ 200 da concorrência pelo Enem e, quem optar pela realização do vestibular na instituição, deve pagar a taxa de R$ 720 no boleto bancário.

Os interessados têm a opção de entrar em contato com a instituição presencialmente, que está na cidade até o final do mês, ou pelo telefone (21) 2641-7057. O vestibular de Medicina do Unifeso será realizado dia 30/06 (domingo), das 9h às 13h30.

Nova instituição deve ser credenciada

Nesta segunda-feira (10/06), a equipe do Passaporte Universitário se reuniu com representantes da Anhanguera Educacional, que visitaram a cidade para conhecer sobre o Passaporte Universitário e o que precisam para fazer parte do programa que já é conhecido nacionalmente.

“O passaporte universitário tem tido um êxito tão grande, com a prospecção para além das fronteiras de Maricá, que novas instituições têm nos procurado. Estamos hoje num cenário nacional no qual investimentos estão sendo retirados e aqui em Maricá estamos indo na direção contrária, concedendo direito de estudo em cursos de graduação para a população”, disse a secretária Adriana Luiza da Costa sobre o reconhecimento do Programa.

“Nós estipulamos 12 meses para novos credenciamentos de instituições e isso possibilita que novas vagas sejam abertas no Passaporte Universitário, oferecendo muito mais à população de Maricá”, concluiu Adriana.

error: Conteúdo protegido!