Vereador Chiquinho solicita mutirão de mamografia para Maricá

O vereador Chiquinho (PP) entrou com uma indicação Legislativa nesta quarta (11), solicitando o serviço de mamógrafo móvel para atender as mulheres maricaenses. Como justificativa, informou que no momento são centenas de mulheres na fila da rede básica de saúde a espera de um exame de mamografia. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos.

“Sem dúvida disponibilizar estes exames para as mulheres que estão na fila de espera é a melhor homenagem que podemos prestar, melhor do que colocar camisa rosa, luzes rosa, é oferecer uma oportunidade de se fazer exames preventivos com rapidez. Espero que a Secretaria de Estado da Saúde entenda a nossa demanda e atenda nossas necessidades. Esse mutirão será de extrema importância para as mulheres da nossa cidade”, afirmou o vereador.

O parlamentar aproveitou o mês de conscientização para prevenção do câncer, conhecido como “Outubro Rosa” e entrou com a indicação para a construção de um espaço onde serão concentradas ações na área da saúde voltada para as mulheres.

Chiquinho visitou o “Espaço Rosa”, em São Gonçalo. Um local especializado no atendimento a mulher pelo SUS, com mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, exame papanicolau, com atendimento de mastologista e ginecologista. No local, as mulheres têm informações sobre planejamento familiar com uma equipe formada por enfermeiros e indicações para fazer laqueadura e o companheiro, a vasectomia.

O parlamentar conversou com a coordenadora do espaço, Patrícia Silva, que explicou sobre a importância de uma unidade humanizada e especializada no atendimento da mulher. Chiquinho saiu muito empolgado da visita e com a possibilidade de trazer essa ideia para o executivo maricaense. “O “Espaço Rosa” é especializado na prevenção do câncer. Estou fazendo a indicação para um local como esse em Maricá! As maricaenses merecem um atendimento de qualidade e com rapidez. A palavra de ordem é prevenir, e nada melhor do que ter um local próprio para esse tipo de atendimento”, explicou.

ASSISTA ABAIXO A ÍNTEGRA DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DESTA QUARTA-FEIRA, DIA 11

error: Conteúdo protegido!