Vereadores de Maricá buscam alternativas para conter violência contra a mulher no município


A violência contra a mulher foi tema de debate durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17). Os vereadores de Maricá discutiram mecanismos emergenciais para inibir os altos índices de criminalidade contra o gênero no município, como a instalação de um núcleo para atendimento de mulheres vítimas na delegacia do município.

A vereadora Andrea Cunha, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e Enfrentamento à Violência, informou que ouvirá entidades de Segurança Pública e que promoverá uma audiência pública sobre o tema.

 “Vou ouvir a Casa das Mulheres, o Conselho Tutelar, o delegado da 82ªDP, a Assistência Social e a Saúde, e vou conversar com a deputada estadual, Rosângela Zeidan. Na segunda-feira, tivemos casos de violência contra mulheres e crianças em nossa cidade. As mulheres brasileiras não têm paz”, disse.

O vereador Danilo Santos, presidente da Comissão de Segurança, sugeriu a implantação de um núcleo para tratar de violência a mulher na delegacia da cidade. “Vamos abrir um núcleo só para mulheres de Maricá. Mas precisamos implementar um programa para que consigamos aumentar o efetivo da Polícia Civil em Maricá. Vamos reunir forças para isso. Nosso município registra mais crimes contra a mulher na delegacia que as cinco delegacias de Niterói”.

Segurança Pública – O vereador Xandi de Bambuí parabenizou os policiais militares que trabalham no município por meio do Programa Estadual de Implantação de Serviços (Proeis). Ele solicitou a passagem de viaturas policiais na área da Restinga.

O vereador Marcus Bambam também elogiou os policiais pela ação policial realizada em Inoã, nesta terça-feira (16). “Quero elogiar pela operação contra o tráfico de drogas. Vocês fizeram um belíssimo trabalho apreendendo armas e drogas naquela localidade”, disse Bambam. O vereador Cemar também parabenizou os policiais.

Saúde – O vereador e presidente da Comissão de Saúde, Dr. Richard, anunciou que a partir desta quinta-feira (18) a vacinação dos idosos será realizada por drive thru. Nos próximos dias, a secretária de Saúde, Simone Costa, fará uma live passando mais informações.

“A partir de quinta a vacinação será em drive thru em que as pessoas param o carro e são vacinadas dentro dos veículos. Serão duas unidades, uma na subprefeitura de Itaipuaçu e outra no aeroporto, no Centro. Quem não tiver carro, poderá ser vacinado nas unidades físicas, ao lado do posto Central, Marinelândia e Itaipuaçu, no Jardim Atlântico. Quintas e sextas serão para pessoas acima de 85 anos. A partir de segunda, pessoas de 84 anos e menos”.

Coleta de Lixo – Os vereadores prestaram apoio aos ex-funcionários da Kattak (antiga empresa responsável pela coleta de lixo no município) que não teriam seus direitos trabalhistas resguardados após o fim do contrato com o Poder Executivo Municipal. O presidente da Câmara, Aldair de Linda, informou que terá um encontro com o prefeito Fabiano Horta e com o secretário de Governo, João Maurício, para discutir meios de solucionar o problema ainda esta semana.  “Vou me reunir com eles para solucionarmos o mais rápido possível. Com certeza esses funcionários vão receber até sexta-feira. Eles estão se manifestando com razão”.

Moções – Os vereadores votaram e aprovaram Moções de aplausos e congratulações de autoria do vereador Hadesh à Primeira Dama do Município de Maricá Rosana Horta; à professora Adriana Luiza Costa; Fabiana Andrade Alves e a Deusari CampoTaveira.

Também foram votadas Moções de aplausos e congratulações de autoria da vereadora Andrea Cunha a ex-vereadora Romilda Nunes Elias, mais conhecida como Linda (Em memória), à Primeira Dama do Município de Maricá, Rosana Horta e à Secretária de Política Inclusivas do Município de Maricá Sra. Sheila da Silva Pinto. 

error: Conteúdo protegido!