16/07/2012 às 20h26min - Atualizada em 16/07/2012 às 20h26min

Pinguins - Deslocamento é um processo natural

Pinguim encontrado na Barra de Maricá ( Foto | Arquivo - LSM)
Vários pinguins estão sendo encontrados no litoral maricaense e segundo matéria do jornal O Globo, o gerente de biologia do Zoológico do Rio de Janeiro, Anderson Mendes Augusto, explica que não existem motivos para se preocupar com a aproximação frequente das aves do nosso litoral. A visita dos animais faz parte do deslocamento e da migração natural que os pinguins jovens, emplumados e crescidos, fazem nesta época do ano em busca de comida.

A chegada de pinguins no nosso litoral não deve ser considerada exótica porque somos um país tropical. Essa aproximação sempre aconteceu e não só aqui. Eles saem das regiões rochosas da Patagônia e vão para Argentina, para Uruguai e para o Sul e Sudeste do Brasil. Os que não conseguem chegar, morrem, muitas vezes, por exaustão — explicou o biólogo.
Segundo Salvatore Siciliano, pesquisador e biólogo da Fundação Oswaldo Cruz,os pinguins, que pesam cerca de quatro ou cinco quilos, costumam chegar ao litoral com dois quilos a menos por causa da perda de energia durante a viagem. Portanto, chegam debilitados e morrem. Siciliano também relaciona a mortandade dos animais a possíveis tempestades.

As tempestades oceânicas causadas por raios e outros fatores que influenciam a movimentação das ondas e dos oceanos pode ser um dos fatores, assim como os predadores. Mas para se ter certeza, essa migração deveria ser monitorada, o que não acontece. No Brasil, há mais um trabalho de resgate, do que de acompanhamento dessas aves — disse o biólogo, que defende a criação de um centro de tratamento de pinguins e aves.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp