08/05/2024 às 19h54min - Atualizada em 08/05/2024 às 19h54min

Febre de Oropouche tem 10 casos confirmados no Rio de Janeiro

J. T. - leisecamarica.com.br


A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou no último dia 30 de abril que o estado registrou pelo menos 10 casos da Febre de Oropouche. Normalmente o vírus circula pela área amazônica, porém vem atingindo outras regiões. 


Os casos - que foram registrados entre os dias 09 e 18 de abril, na capital, em Valença, Japeri e Barra do Piraí - estão sendo investigados para descobrir se são autóctones, que quando a transmissão é local, ou importa dos, que é quando ocorre em outro território. Até o momento, não há nenhuma suspeita em Maricá. 


A doença é provocada por um vírus, que transmitido por um mosquito e pode circular em ambientes silvestres e urbanos. Os principais sintomas são de febre, dor de cabeça, dor nas costas, na lombar e articular, mas também pode haver tosse, tontura, entre outros. 


Caso tenha os sintomas, o paciente deve procurar o hospital mais próximo para identificar a doença, porém o principal tratamento é de permanecer em repouso e com o acompanhamento médico.


“O vírus da Febre de Oropouche é endêmico no Amazonas e apresenta alguns períodos de surto. A letalidade registrada é baixa. A orientação que vamos passar aos municípios é de que mantenham a conduta médica feita nos casos de suspeita de dengue”, disse a Secretária de Saúde do Estado, Claudia Mello.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp