24/02/2015 às 14h56min - Atualizada em 24/02/2015 às 14h56min

Noruegueses participam de plantio de mudas em Itaipuaçu

[caption id="attachment_58569" align="alignleft" width="300"]
Ciclistas foram convidados a participar da ação pela Prefeitura. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Ciclistas foram convidados a participar da ação pela Prefeitura. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Ciclistas foram convidados a participar da ação pela Prefeitura. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)[/caption]

Vinte e quatro ciclistas noruegueses participaram do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, com supervisão dos técnicos da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, no sábado (21), na praça que dá início ao Caminho Darwin (antiga Estrada da Barrinha), em Itaocaia. A ação integrou o calendário do projeto “Maricá + Verde”, que tem como objetivo o reflorestamento com espécies remanescentes da Mata Atlântica, de matas ciliares e áreas devastadas, para recomposição da cobertura vegetal do município, além de espaços verdes em escolas, hospitais e outros equipamentos públicos.

Os visitantes percorreram diversas localidades da Região Metropolitana de bicicleta e foram convidados para participar da ação, a partir de contato prévio com a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente. Uma tenda foi montada na praça e no horário previsto chegou o grupo de turistas, que participou com entusiasmo do plantio de mudas de pata-de-vaca (Bauhinia variegata), paineira (Ceiba speciosa) e aroeira chorona (Schinus molle). Segundo o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Di Cesar, a participação dos noruegueses, incluindo a ação do plantio de mudas em seu circuito turístico, tem um valor simbólico para a cidade e para os visitantes. “É interessante que turistas que venham a Maricá divulguem bem o município lá fora de todas as formas possíveis e o turismo ecológico é uma delas”, concluiu.

Os ciclistas pedalaram pelo Parque da Cidade, praias oceânicas de Niterói, pelo Engenho do Mato até Maricá. Após o passeio na cidade, eles seguiriam para a Bahia, onde pedalarão cerca de 200 quilômetros por diversos municípios. O oficial aposentado e artista plástico Tore Jorgesen, de 69 anos, lembrou do mar de Maricá e, animado, elogiou a preservação da vegetação. O grupo ainda visitou a Fazenda Itaocaia e depois despediu-se, retornando ao hotel em Niterói.

O “Maricá + Verde” já plantou no município 3.729 mudas. A meta é chegar a 300 mil árvores plantadas para uma cobertura vegetal satisfatória que possa cobrir áreas devastadas e produzir corredores verdes, utilizadas por animais, ajudando a propagar e proteger as espécies no município.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp