02/04/2015 às 14h37min - Atualizada em 02/04/2015 às 14h37min

Pré-Vestibular Social de Maricá tem adesão inicial de 350 estudantes

[caption id="attachment_61642" align="alignleft" width="300"]
Primeira plenária sobre o Pré-Vestibular Social reuniu estudantes de diversas escolas públicas interessados em participar da iniciativa. (Foto :: Clarildo Menezes - Divulgação)

Primeira plenária sobre o Pré-Vestibular Social reuniu estudantes de diversas escolas públicas interessados em participar da iniciativa. (Foto :: Clarildo Menezes - Divulgação)

Primeira plenária sobre o Pré-Vestibular Social reuniu estudantes de diversas escolas públicas interessados em participar da iniciativa. (Foto :: Clarildo Menezes - Divulgação)[/caption]

Os estudantes de Maricá aderiram ao projeto municipal Pré-Vestibular Social. Na primeira plenária, realizada nesta quarta-feira (01/04), 350 alunos de escolas públicas compareceram ao evento no Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Centro, para se inscreverem na iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Políticas Especiais, desenvolvida em parceria com a pasta de Educação.

Os alunos farão um curso preparatório gratuito, ministrado por professores da rede municipal para disputar às provas de acesso a universidades e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão beneficiados estudantes, maiores de 16 anos, que concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando o penúltimo ou último ano.

O secretário municipal adjunto de Políticas Especiais, Amilcar Júnior, elogiou o apoio dos alunos ao projeto da Prefeitura. “Foi melhor do que esperava e o sucesso da iniciativa já está garantido com a adesão inicial de 350 estudantes hoje (quarta-feira)”, destacou Amilcar, acrescentando que as plenárias serão feitas justamente para conhecer a real necessidade dos alunos. “Os locais das aulas também serão definidos nessas reuniões, assim como esclarecimentos de dúvidas dos interessados. Queremos garantir o acesso dos alunos de escolas públicas nas melhores universidades do país”, completou.

Já o secretário municipal adjunto de Educação, William Campos, explicou como funciona o Enem e falou da importância desta parceria entre o poder público e os estudantes para o sucesso do projeto. “Minha equipe está à disposição e nós apoiamos esta iniciativa. Sabemos das dificuldades e tensão para o vestibular. Por isso, vamos prepará-los com conteúdo pedagógico e apoio psicológico para disputar às vagas das melhores faculdades do Brasil em igualdade com os demais candidatos”, declarou William.

[caption id="attachment_61643" align="alignright" width="300"]
Curso preparatório gratuito será ministrado por professores da rede municipal de Maricá.  (Foto :: Clarildo Menezes - Divulgação)

Curso preparatório gratuito será ministrado por professores da rede municipal de Maricá. (Foto :: Clarildo Menezes - Divulgação)

Curso preparatório gratuito será ministrado por professores da rede municipal de Maricá. (Foto :: Clarildo Menezes - Divulgação)[/caption]

O presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Elisiário Matta, Leonardo Duarte, de 17 anos, elogiou a iniciativa. “É muito interessante. Eu até teria condição, com dificuldade, de pagar um cursinho, mas não é o caso da maioria dos alunos de escolas públicas”, afirmou Leonardo. 

Morador de Araçatiba, João Evangelista Soares de Azevedo, de 17 anos, quer fazer a faculdade de Engenharia da Computação e comemorou a realização do curso gratuito. “Isso dá mais valor aos jovens. É uma grande oportunidade de preparação para o vestibular. Vai ajudar muito”, acrescentou.

O Pré-Vestibular Social será realizado de abril a novembro, em dois polos que serão definidos pela Prefeitura. As aulas – com as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Redação e Línguas Estrangeiras – acontecerão aos sábados e um dos critérios do processo seletivo será a situação socioeconômica familiar do candidato.

Também participaram da plenária o vereador Felipe Bittencourt (Autor do Projeto de Lei), o secretário municipal executivo de Chefia de Gabinete, Carlos Manoel; o subsecretário municipal adjunto de Políticas Especiais, Alexandre Bellini; grêmios estudantis da cidade; professores; e demais secretários municipais adjuntos.

Veja abaixo a indicação legislativa feita pelo Vereador Filipe Bittencourt, autor do Projeto de Lei.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp