A Olimpíada Brasileira de Robótica movimentou o bairro de Araçatiba neste fim de semana e classificou 27 equipes para a etapa estadual.
O evento teve apoio da Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Educação, e premiou os vencedores do nível 2, voltado para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do ensino médico ou técnico.
A equipe MARvel foi a vencedora, seguida da Ninjas Tigers 2 (em segundo lugar) e da Insp Robots (em terceiro). No sábado, a competição consagrou os níveis 0 (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de prêmios mais lúdicos) e 1, no qual o campeão foi o Instituto Rogério Steinberg, com equipes de duas escolas de Maricá completando o pódio: JBR Team (do CEM Joana Benedicta Rangel) em segundo, e IA JM (da E.M. João Monteiro) em terceiro.
Um total de 27 equipes obteve a classificação para a etapa estadual, que acontece no próximo fim de semana (21 e 22/09) também na arena montada na Rua Jovino Duarte de Oliveira, em Araçatiba, ao lado do Fórum. Ao longo dos dois dias, o espaço ficou lotado não somente pelos jovens competidores, masa também das famílias, muitas com torcidas organizadas. As provas consistiam em um circuito a ser percorrido pelos robôs, que eram programados pelos estudantes sob orientação de seus professores. Os alunos tiveram à disposição uma área específica de testes ao lado da arena principal, esta dividida em dez raias de percurso.
De acordo com o secretário de Educação de Maricá, Márcio Jardim, a cidade é hoje um destaque nacional no ensino de robótica em suas escolas, e que também teve recorde nacional de estudantes selecionados, com mais 250.
“É o maior número de inscritos em todo o país da OBR. Vamos procurar evoluir cada vez mais com o ensino de robótica que já temos em nossas escolas. A robótica tem crescido muito no ambiente escolar e ajuda demais no desenvolvimento das crianças nos mais diferentes setores de aprendizado, sobretudo na área científica. Há também o crescimento humano, porque se trata de um trabalho que é feito em grupo e estimula o espírito coletivo. Para além disso, há o fato de que eventos de porte como este ajudam a divulgar os programas sociais nos quais a cidade é referência”, avaliou o secretário.