06/04/2015 às 17h29min - Atualizada em 06/04/2015 às 17h29min

De Olho no Peixe: Campanha educativa registra interação com mais de 50 mil pessoas

Realizado na Semana Santa, projeto de incentivo ao consumo do pescado chegou à 4ª edição com ações em 9 municípios.

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O subsecretário de Pesca do Estado, Sebastião Rodrigues esteve a frente das ações. (Foto :: Paulo Celestino)

O subsecretário de Pesca do Estado, Sebastião Rodrigues esteve a frente das ações. (Foto :: Paulo Celestino)

O subsecretário de Pesca do Estado, Sebastião Rodrigues esteve a frente das ações. (Foto :: Paulo Celestino)[/caption]

O Governo do Estado estima ter atingido cerca de 50 mil pessoas com o “De Olho no Peixe”, campanha educativa promovida pelo quarto ano consecutivo na Semana Santa como forma de incentivar a inclusão do pescado na alimentação e ensinar o consumidor a comprar o produto de qualidade. Com um aumento de público de mais de 50%, o projeto chegou em 2015 a nove municípios - três a mais do que nos anos anteriores - e contou com uma novidade: a oficina de gastronomia realizada nos quatro dias de evento em Angra dos Reis, cidade escolhida para o encerramento no último sábado, dia 4.

Aberto oficialmente na quarta-feira, dia 1º, no Mercado de Peixe São Pedro, em Niterói, o “De Olho no Peixe” passou ainda por pontos de comercialização de pescado no Rio de Janeiro (em Copacabana, na Colônia de Pesca Z-13); São Pedro de Aldeia; Cabo Frio; e Búzios; além de Paraty (também na Costa Verde); Maricá (na praça central da cidade, com um caminhão frigorífico reforçando as ações); e Macaé, municípios incluídos este ano.

- O resultado foi melhor do que o esperado. As parcerias com o Senac, o Sebrae, a Fecomércio e o Sicomércio foram fundamentais para ampliarmos as ações e interagirmos com um número maior de pessoas. O objetivo é esse: chegarmos cada vez a mais consumidores, orientando sobre os aspectos para se ter um produto de qualidade e incentivando a inclusão no cardápio de peixes e frutos do mar, sinônimos de alimentação saudável. E ano que vem tem mais - adianta Essiomar Gomes, presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), que juntas organizam o evento.

Público - Ao todo a campanha, com seus banners indicativos, distribuição de folhetos e outros atrativos, atingiu mais de 50 mil pessoas, sendo por volta de 30 mil só de quarta a sexta-feira no Mercado São Pedro, em Niterói, onde foram comercializadas cerca de 130 toneladas de pescado (de segunda a domingo), 30% a mais que no ano passado. Na Região dos Lagos, passaram pelos mercados de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios 9 mil pessoas. Em seu primeiro ano de evento, o mercado de Macaé teve em torno de 4 mil consumidores, Paraty (com uma van itinerante percorrendo na sexta-feira cinco peixarias no Centro, uma na Praia Grande e uma em Tarituba) mais de 600 pessoas, e Maricá - onde a ação teve parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que cedeu caminhão para a comercialização de pescado a preços acessíveis -, cerca de 700. Em Copacabana, circularam pelo local mais de 2 mil pessoas. Em Angra, foram mais de 4 mil, das quais cerca de 140 participaram das oficinas gastronômicas realizadas em carreta do Senac com cozinha industrial de quarta a sábado.

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De Olho no Peixe: campanha educativa registra interação com mais de 50 mil pessoas.  (Foto :: Paulo Celestino)

De Olho no Peixe: campanha educativa registra interação com mais de 50 mil pessoas. (Foto :: Paulo Celestino)

De Olho no Peixe: campanha educativa registra interação com mais de 50 mil pessoas. (Foto :: Paulo Celestino)[/caption]

Para o subsecretário de Estado Sebastião Rodrigues, que prestigiou a ação nos mercados de Maricá, São Pedro, Niterói e Angra, o evento é importante para incentivar o consumo do pescado, principalmente o produzido no estado do Rio, e não só durante esta época do ano.

- Ao comprar o pescado do nosso estado, contribuímos para o crescimento do setor pesqueiro e da economia fluminenses. Sem falar que o peixe em si é um alimento que faz muito bem para saúde. Todos ganham - destacou Sebastião Rodrigues.

"Estivemos ofertando Pescada e Tainha ao preço de R$ 7 o kg e Xerelete por R$ 6. O consumidor adquiriu em quantidade razoável, que fosse para consumo próprio e não para revenda", explicou o secretário de Pesca Rubem Pereira. Juntamente com a venda de peixes, houve a campanha "De Olho no Peixe", comandado pelo subsecretário de Pesca do Estado, Sebastião Rodrigues. Segundo ele, as equipes estiveram orientando os consumidores sobre os benefícios do alimento, critérios na hora da compra e até receitas para incentivar a população a consumir mais peixes.

O frigorífico móvel esteve em Maricá na terça-feira (31/03) no bairro Caxito, parado próximo ao Rotary Club. e no dia 02 em Itaipuaçu, na Praça do Barroco. Na quarta-feira  e quinta-feira (01/04) esteve estacionado na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro de Maricá. Em Maricá, foram mais de 600 kg adquiridos direto dos pescadores e ofertados a baixo preço à população.


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