08/04/2015 às 12h54min - Atualizada em 08/04/2015 às 12h54min

Maricá é referência em evento internacional em Brasília

Modelo de tarifa zero foi destaque na apresentação do secretário municipal adjunto de Transportes

[caption id="attachment_62123" align="alignleft" width="300"]
Maricá é referência em evento internacional em Brasília. (Foto :: Divulgação)

Maricá é referência em evento internacional em Brasília. (Foto :: Divulgação)

Maricá é referência em evento internacional em Brasília. (Foto :: Divulgação)[/caption]

Ao lado de experiências bem sucedidas em cidades como Seul (Coreia do Sul), Amsterdan (Alemanha) e Lyon (França), a cidade de Maricá foi destaque em Brasília, durante o III Encontro de Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS)​, que está sendo realizado em Brasília até quinta-feira (09/04). Com a exposição sobre o modelo adotado pela Prefeitura para implantar a tarifa zero no transporte público municipal, o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Luiz Carlos dos Santos, chamou a atenção da plateia de gestores presentes à 1ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, realizada na tarde de terça-feira (07/04).

O presidente da EPT relatou as soluções encontradas para transformar Maricá na primeira e única cidade brasileira a ter transporte público totalmente gratuito, custeado pela Prefeitura. "Criamos uma autarquia de transporte para atender esse projeto e hoje transportamos uma média de 250 mil passageiros por mês com uma frota de 13 ônibus", revelou.

Segundo Luiz Carlos, o novo sistema mudou a rotina da cidade e gerou economia para o município e para o cidadão. "Não é custo o que se tem hoje em Maricá com a tarifa zero. Temos investimento", frisou. "Tínhamos um serviço que era ruim e não atendia à população, carente de um transporte que operasse 24 horas. Hoje a realidade é outra e conseguimos oferecer esse serviço", informou.

Ele esclareceu ainda que há um investimento de R$ 440 mil mensais, mas garantiu que o retorno compensa. "Além do ganho financeiro temos o ganho social. As pessoas saem mais de casa, conhecem o lugar onde moram. Houve até aumento na demanda de empregos, visto que os empregadores não têm gastos com passagens", destacou.

Entre os desafios enfrentados para implantar a tarifa zero, o presidente da EPT destacou a dificuldade para criar uma autarquia que atendesse às exigências legais para o funcionamento desse serviço, porque o sindicato das empresas impôs condições que a Prefeitura não conseguia atender do ponto de vista legal. "Até hoje enfrentamos dificuldades, ameaças de processos", revelou Luiz Carlos, mas reconhece que o retorno dessa iniciativa pioneira é maior.

O transporte público de Maricá é custeado com uma parcela da verba dos royalties do petróleo, segundo lei federal, e também não exclui a operação de empresas privadas. Hoje há duas linhas operando na cidade. Durante o seminário também foram apresentadas experiências exitosas da Prefeitura de Rio Branco (Acre) para organizar o trânsito da cidade.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp