16/04/2015 às 15h16min - Atualizada em 16/04/2015 às 15h16min

Dois dias de protestos no Colégio Estadual Elisiário Matta, em Maricá

LEI SECA MARICÁ- Inconformados com a Secretaria Estadual de Educação, os alunos do Colégio Estadual Elisiário Matta realizaram protestos nos últimos dois dias, intitulado como ‘Eu Luto Pela Educação’. Ao ter conhecimento do ato, a direção da instituição acionou a Polícia Militar na última terça-feira, 14, que disponibilizou uma viatura na quadra para não haver qualquer ato de vandalismo.

O movimento, intitulado ‘Eu Luto Pela Educação’, tem objetivo de lutar pela melhoria da educação pública nas escolas estaduais da cidade, que vem sendo maltratadas pela falta de repasses de verba, falta de fiscalização e de gerência. Os alunos do Elisiário Matta reclamam constantemente da falta de professores, cerceamento de espaços pedagógicos, falta de higiene nos banheiros e da precariedade em que se encontra as instalações do colégio. No Colégio Estadual Domício da Gama, a direção ameaçou dar nota zero para qualquer aluno que boicotar a prova do Saerj.

"- Queremos chamar a atenção da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e se preciso for do MEC. Amamos nossa escola e queremos o melhor dela e para ela. Educação É ou deveria SER prioridade no Brasil. E como alcançar o topo se desestabilizam o alicerce? Como formar cidadãos críticos, éticos e morais se não dão a oportunidades deles aprenderem a ser tudo isso?‪#‎SOSeducação‬ ontem, hoje, amanhã e sempre." Disse o Perfil do Grêmio do Colégio Estadual Elisiario Matta no Facebook.

O Prefeito Washington Quaquá (PT) comentou sobre o assunto em seu perfil pessoal no facebook. 

"- Gente, pelo amor de Deus! Isso é uma vergonha! Polícia entrar armada dentro de uma escola para reprimir estudantes secundaristas que se organizam no Grêmio Estudantil?! Sinceramente fosse direção de uma escola municipal eu exoneraria a diretora! Vou mostrar a deputada Zeidan e pedir que ela fale com o secretário de educação do Estado e com o governador Pezão. Eles obviamente sequer sabem disso e acabam sendo também prejudicados com essas atitudes." Contou. 

Contraponto

A direção do Colégio Estadual Elisiário Matta informou que na última terça-feira, cerca de 60 alunos da unidade escolar se reuniram no pátio (vestidos de preto) para debater questões referentes ao colégio. Segundo a direção, não houve qualquer impedimento contra o ato, que começou durante o intervalo (por volta de 10h30). Tão logo tomaram ciência sobre a mobilização, através do facebook, os pais dos alunos entraram em contato com a Polícia Militar e solicitaram o envio de uma viatura a Unidade. Após verificar a presença de Policiais na escola, a diretora solicitou que os mesmos se retirassem, o que imediatamente ocorreu.  

Governador comentou sobre o assunto

O Governador do Estado Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, tomou conhecimento ontem (Quarta- Feira), devido aos diversos compartilhamentos nas redes sociais mencionando o autoritarismo dentro dos colégios Elisiário Matta e Domicio da Gama. O ex- Aluno e Liderança Estudantil na cidade de Maricá, Renan Mendonça, fez contato com o Governador via WhatsApp e se falaram por telefone.

Todas as reivindicações foram repassadas para o email pessoal do Governador e o mesmo retornou afirmando que já solicitou que a Secretaria Estadual de Educação apure as denúncias que foram recebidas e venha tomar as devidas providências. Pezão esclareceu  ainda que sempre haverá espaço aberto para o diálogo com os estudantes e disse que nunca deixara de atender as solicitações feitas pela juventude. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp