24/04/2015 às 16h01min - Atualizada em 24/04/2015 às 16h01min

Prefeitura firma convênio com Apae para atender demanda de Maricá

Espaço funciona em Araçatiba com serviço de reabilitação e recebe pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde

[caption id="attachment_63287" align="alignleft" width="300"]
Equipes da Prefeitura se reuniram com direção da Apae para ampliar o convênio. Pelo acordo inicial, pacientes da Saúde são encaminhados ao tratamento. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Equipes da Prefeitura se reuniram com direção da Apae para ampliar o convênio. Pelo acordo inicial, pacientes da Saúde são encaminhados ao tratamento. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)

Equipes da Prefeitura se reuniram com direção da Apae para ampliar o convênio. Pelo acordo inicial, pacientes da Saúde são encaminhados ao tratamento. (Foto :: Divulgação - Fernando Silva)[/caption]

Os moradores de Maricá, portadores de necessidades especiais ou aqueles em reabilitação, têm mais um local na cidade para tratamento. Em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) oferece atendimento gratuito de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social. Pelo convênio, a secretaria direciona os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento na instituição, que funciona desde a última quinta-feira (16/04), numa casa próximo ao fórum, em Araçatiba. Até agora, 17 pacientes realizam tratamento encaminhados pelo município.

A unidade de Maricá dispõe de salas com camas e aparelhos de ultrassom e infravermelho, uma área de estimulação precoce (espaço com tapetes de borrachas e bolas utilizadas para exercícios de reabilitação do corpo), um espaço com barra lateral, esteira ergométrica, bicicleta, bola, rolo, peso e tornozeleira, entre outros equipamentos. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas (quatro), psicólogo (três), fonoaudiólogo e assistente social (dois de cada especialidade) e terapeuta ocupacional.

Segundo a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, a Apae dividirá com o Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), que funciona no Centro, e com a Faculdade Pestalozzi de Niterói, as demandas de pacientes do município. “É mais um local especializado para tratamento de reabilitação na cidade e os pacientes devem procurar uma unidade de saúde, que irá encaminhá-los à Apae”, destacou a secretária, acrescentando que a parceria com instituto foi efetivada por Chamamento Público (celebração de convênios com entidades privadas sem fins lucrativos).

Além da Saúde, a Prefeitura estuda expandir o convênio com as secretarias municipais adjuntas de Assistência Social e Educação. Na última sexta-feira (17/04), o secretário municipal de Gestão de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues; os secretários municipais adjuntos de Assistência Social, Jorge Castor; de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Ramos; e de Saúde, Fernanda Spitz; e a superintendente de Diversidade e Inclusão Educacional, da pasta de Educação, Mônica Ferreira Rigó, se reuniram com a direção do órgão para tratar do assunto.

O presidente da Apae de Maricá, Fernando Cerchiari​, ressaltou a parceria com o município. “Sinto lisonjeado por encontrar pessoas dispostas, como eu, a cuidar dos excepcionais”, disse Fernando. “Nosso objetivo é ampliar essa parceria com a Prefeitura”, completou.

Morador de Itaipuaçu, Dalci José, de 60 anos, fez a avaliação com a equipe especializada da Apae e iniciará o tratamento gratuito de fisioterapia na próxima segunda-feira (27/04). Ele fraturou os dois pés, após cair do telhado de sua casa há dois anos, e também tem bico de papagaio na coluna – formações ósseas que crescem ao longo da coluna decorrente do desgaste dos discos intervertebrais. “Muito bom ter este serviço de reabilitação aqui”, afirmou.

Serviço

A Apae fica na Rua Jovino Duarte de Oliveira, 248, em Araçatiba (rua do Fórum Municipal). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A orientação da Prefeitura é que os pacientes procurem uma unidade de saúde do município, que irá encaminhá-los ao tratamento no órgão conveniado. O SAREM fica na Rua Uirapurus, 200, Centro. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp