12/05/2015 às 10h17min - Atualizada em 12/05/2015 às 10h17min

Programa Saúde do Homem supera meta de atendimentos em Maricá

[caption id="attachment_64573" align="alignleft" width="300"]
O motoboy Patrick Aires procurou o programa de Saúde do Homem pela primeira vez para fazer uma avaliação médica completa. (Foto :: Divulgação - Clarildo Menezes)

O motoboy Patrick Aires procurou o programa de Saúde do Homem pela primeira vez para fazer uma avaliação médica completa. (Foto :: Divulgação - Clarildo Menezes)

O motoboy Patrick Aires procurou o programa de Saúde do Homem pela primeira vez para fazer uma avaliação médica completa. (Foto :: Divulgação - Clarildo Menezes)[/caption]

O programa federal Saúde do Homem, implantado em Maricá pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde em 1º de julho de 2014, superou metas de atendimento em menos de um ano de funcionamento. Em seis meses, foram realizados na área de Clínica Geral – porta de entrada no programa – 411 atendimentos (para uma meta planejada de 340); 168, na Cardiologia (para uma meta planejada de 120); e 198, de PSA (Antígeno Prostático Específico), teste para controle do câncer de próstata e que geralmente antecede o exame de toque retal realizado pelo urologista. A meta planejada para realização do teste era de 120 atendimentos.

O coordenador do programa em Maricá, Leandro Bastos, explicou que todo homem acima dos 40 anos deve realizar o exame de PSA, sendo aparado por lei federal para atendimento gratuito na rede pública de saúde. “Antes os homens buscavam o médico somente após os 50 anos. A lei federal 10.289, de 20/09/2010, autoriza, através do Sistema Único de Saúde (SUS), que todo homem, a partir dos 40 anos, possa ser atendido em qualquer unidade de saúde da rede pública para realização de exame de PSA, gratuitamente. O teste é muito prático e rápido, bastando duas gotas de sangue. Em Maricá, o câncer de pênis já atinge 2% da população masculina adulta”, disse.

O comerciante Carlos Fernando da Silva Souza, 51 anos, morador de Inoã, retornou  ao médico por conta própria para novos exames. Ele fez o primeiro teste de PSA  há um ano, no Posto de Saúde de Inoã, e foi indicado para consulta com o clínico geral do programa. “Fui muito bem atendido e ele me encaminhará para o urologista assim que tiver o resultado dos exames”, finalizou.

O programa ainda oferece gratuitamente a realização do exame de urodinâmica que avalia as alterações miccionais decorrentes de alterações da próstata e da bexiga. O exame – realizado semanalmente no Posto de Saúde Central – foi implantado no município em maio de 2014 e auxilia no diagnóstico e tratamento precoce de doenças urológicas. Em Maricá, são realizados cerca de 20 exames por mês, que, na rede privada, custa R$ 800.

Estímulo à prevenção

De acordo com Leandro Bastos, uma das propostas da iniciativa é a mudança de comportamento em relação às visitas médicas. “Diferentemente das mulheres, por falta de hábito ou preconceito, o homem não visita regularmente o médico. Muitos nunca fizeram o preventivo. A necessidade, porém, obriga muitas vezes a ida ao especialista. Infelizmente, muitos só  procuram o médico quando a enfermidade se instala. É essa mentalidade que queremos mudar. Nossa proposta é a prevenção e a conscientização do usuário sobre a importância da necessidade dos exames periódicos”, comentou.

O motoboy Patrick Aires, 33 anos, morador de Ponta Grossa, procurou o programa de Saúde do Homem pela primeira vez para fazer uma avaliação médica completa. “Fui indicado pelo médico do Hospital Conde Modesto Leal a vir aqui. Estou com dor de cabeça há uns 20 dias e vou fazer um exame completo para saber como estão as taxas de glicose, colesterol, ácido úrico e triglicerídeos”, explicou.

Leandro informou ainda que está prevista a implantação da Clínica do Homem, um espaço de referência para exames e tratamento de doenças específicas. “Estamos aguardando autorização para alugar o espaço adequado. Temos usuários que não podem vir durante o dia, devido ao trabalho. Com a clínica, serão atendidos em horários alternativos, como das 18h às 22h”, concluiu.

Atendimento

O programa atende a homens a partir dos 20 anos e realiza atendimento nas áreas de Clínica Geral (sexta-feira, a partir das 11h), Urologia (terça-feira, a partir das 12h), Cardiologia (sexta-feira, a partir das 14h), Endocrinologia (segunda e terça-feira, a partir das 13h30), Psicologia (sexta-feira, das 9h às 17h), Nutrição (quarta-feira, das 9h às 17h), Assistência Social (terça-feira, das 8h às 17h) e, em breve, Odontologia.

O Saúde do Homem funciona no Ambulatório Péricles Siqueira Ferreira (antigo Centro de Diagnóstico), à Rua Luiz Francisco da Silva Caetano, lotes 9 e 10, quadra 4, loja A, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2637-4098.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp