17/05/2015 às 05h23min - Atualizada em 17/05/2015 às 05h23min

Maricá realiza nesta segunda-feira, 18, evento em celebração ao Dia da Luta Antimanicomial

[caption id="attachment_65040" align="alignleft" width="300"]
No ano passado, evento reuniu usuários do CAPS, que apresentaram trabalhos feitos nas oficinas do projeto.

No ano passado, evento reuniu usuários do CAPS, que apresentaram trabalhos feitos nas oficinas do projeto.

No ano passado, evento reuniu usuários do CAPS, que apresentaram trabalhos feitos nas oficinas do projeto.[/caption]

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental de Maricá, realizará nesta segunda-feira, 18, das 9h às 12h, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), uma ação para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com o tema “Saúde não se vende, loucura não se prende”, o dia será marcado com ações de saúde.

Coordenadora do Programa de Saúde Mental do município, Edna Silva explicou que o dia será marcado com uma ação de Saúde e não somente da Saúde Mental. Segundo ela, os usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) participarão com exposição de pintura e artesanato. “O dia 18 de maio marca as comemorações do Movimento de Luta Antimanicomial em todo o Brasil que inclui usuários, trabalhadores e familiares, e produz intensas e complexas transformações no âmbito das políticas públicas de atenção em saúde mental e de reconhecidos avanços políticos, normativos e assistenciais”, declarou a coordenadora.

Durante o evento serão distribuídos materiais informativos e orientações, tais como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, planejamento familiar, cuidados com tatuagem, alimentação saudável, prevenção do câncer de boca, hanseníase e tuberculose. Além disso, haverá a coleta de dados antropométricos e de consumo alimentar, a verificação da pressão arterial e de glicose.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz, declarou que a luta antimanicomial foi uma grande vitória social por representar o término da internação compulsória, da tortura e do desrespeito aos direitos básicos dos pacientes. “Comemoramos essa data com imensa alegria para renovarmos a inclusão social dos portadores de transtornos mentais. Agradeço à família CAPS pelo trabalho e dedicação nessa luta”, afirmou Fernanda.

No evento, haverá atividades dos programas de Combate à Tuberculose; Hanseníase; Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA); Atenção à Saúde do Idoso (PASI); Saúde Bucal; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS/Hepatites Virais); Tabagismo, Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA); Saúde do Homem; Educação em Saúde; e as vigilâncias Sanitária e Alimentar e Nutricional.

O CAPS Maricá fica à Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. O telefone é 2637-2578.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp