27/05/2015 às 12h11min - Atualizada em 27/05/2015 às 12h11min

Quaquá faz balanço de 6 anos de Governo e diz que vai cumprir promessas de campanha

[caption id="attachment_66153" align="alignleft" width="300"]
Quaquá faz balanço de 6 anos de Governo e diz que vai cumprir promessas de campanha. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Quaquá faz balanço de 6 anos de Governo e diz que vai cumprir promessas de campanha. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Quaquá faz balanço de 6 anos de Governo e diz que vai cumprir promessas de campanha. (Foto :: Romário Barros - LSM)[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: ROMÁRIO BARROS- Na sessão solene da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 26, em comemoração aos 201 anos de emancipação político administrativa de Maricá, o Prefeito Washington Quaquá subiu a tribuna e falou por 25 minutos sobre vários temas. Ele fez um balanço dois seis anos de governo.

De início, Quaquá disse que cumpriu com as suas promessas, mas afirmou que ainda tem muito o que fazer.

"- Eu chego aqui com satisfação e a certeza que de nós cumprimos com nosso dever e cumprimos com as palavras e promessas que fizemos quando da primeira vez que vencemos a eleição. Eu tenho até hoje aquela cartilha que distribuímos naquela eleição que vencemos e de vez em quando dou uma olhada pra ver quais as promessas que ainda faltam. É verdade que algumas ainda faltam, mas a verdade é que muitas aconteceram. Eu por exemplo, não prometi criar a moeda mumbuca e hoje a moeda é um dos exemplos de politica social no mundo e concorreu até ao prêmio do banco mundial agora há pouco tempo, ficamos entre as cinco melhores iniciativas de política social da America Latina. São 14 mil famílias que recebem 85 reais por mês e são R$ 1.3 milhões que circulam na cidade, além de melhorar a vida das pessoas. Nunca na história dessa cidade tivemos um governo que colocasse dinheiro direto no comércio da cidade e direto na família dos mais pobres." Disse.

Quaquá abordou o tema sobre a empresa pública de transportes, das melhorias para a terceira idade, da infância no bairro do Caramujo e também do respeito, segundo ele, que a cidade ganhou pelo mundo.

"- Não prometemos criar um ônibus tarifa zero e fizemos o ônibus gratuito. Prometemos cuidar dos idosos, mas não haviamos prometido criar as casas da terceira idade. Hoje nós temos três e vamos terminar nosso governo com seis casas para a terceira idade. Nós fizemos muito além do que prometemos. Costumo dizer que quando sai lá do Caramujo com dez anos de idade e vim para Maricá, morar em Maricá construir minha vida nessa cidade que eu amo, eu dizia que a gente nunca poderia pensar pequeno. A gente nunca pode achar que tudo aquilo que construímos é suficiente. A gente sempre tem que pensar pra frente. Maricá hoje é uma cidade respeitada porque Maricá pensa na frente. Nós, quando eu entrei, eu lembro que os prefeitos, empresários falavam que eu era o Prefeito de Magé, Macaé, e ninguém nunca ouvia falar o nome de Maricá. Nós fomos fazendo um trabalho de construção da imagem da cidade e hoje todos sabem onde fica Maricá." Contou.

O Prefeito petista falou que entrou na Prefeitura com uma vela na mão, com uma cidade com poucas ruas asfaltadas, com poucas obras e que hoje os trabalhadores das obras trabalham com carteira assinada.

"- Quando eu assumi a Prefeitura com uma vela na mão, porque eu não tinha encontrado a prefeitura com o cofre vazio, tinham levado até o cofre, eu peguei uma cidade deteriorada, sem dinheiro, sem luz, com uma conta de mais de 1 milhão de reais de luz, com a luz cortada. Eu peguei a cidade com 69 km de asfalto feitos em 200 anos. Em seis anos já fizemos mais de 400 km de asfalto. Nós tínhamos zero de creche, hoje temos treze. E nós não estamos satisfeitos ainda com o nosso governo. Todo dia eu acordo e saio de manhã com o Fernando Rodovalho, e a gente vai fiscalizar, olhar as obras e animar o pessoal da secretaria de obras. Nos compramos  o asfalto direto com Petrobras porque sai mais barato. Empregamos mais de duas mil pessoas nas frentes de obras e nenhuma delas trabalha sem carteira assinada. Antigamente o pessoal ficava refém de uma tal de multiprof que não assinava carteira, que não dava 13º salário e quando a pessoa passava mal levava um pé no traseiro e não tinha nenhum direito. Nós contratamos nossos trabalhadores com a carteira assinada." Falou.

Quaquá contou que ainda há muito o que fazer e anunciou o início das obras do Hospital e de uma UPA no Centro de Maricá.

"- Nos fizemos uma grande mudança na cidade, mas vamos fazer muito mais. Tenho algumas promessas que eu fiz e vou ter que cumprir. Uma delas é a construção do nosso novo hospital 'Dr. Ernesto Che Guevara'. Botei essa nome porque os cubanos são os melhores na saúde do mundo e  também porque o Che lutou pela adequação da America Latina. Dei o nome também para dar raiva nos direitistas, porque eu adoro ver os direitinhas com raiva. Quando a gente governa e muda a vida do povo. Serão 10 mil metros quadrados. Tivemos problemas em tudo quanto é burocracia e decidimos essa semana pelo método construtivo parecido com o da upa com dez leitos de UTI, um super hospital. Vamos construir também mais uma upa no centro da cidade para melhorar o atendimento da saúde e cumprir essa promessa importante e essa divida minha com meu povo." Falou.

Quaquá abordou o tema sobre o plano de cargos e salários dos servidores do município.

"- Outra promessa que não cumpri e ainda não deu, mas vou fazer no final desse ano e o plano de cargos e salários dos servidores do município. Os servidores foram enrolados anos e anos e nos não tínhamos condições financeiras de suportar um plano que de fato pudesse cumprir com a pessoa que dedicou trinta anos de sua vida ao serviço público chegar ao final de 30 anos ganhando a mesma coisa que ganhou quando começou, isso é uma injustiça. Esse ano sai". Falou.

[caption id="attachment_66152" align="alignright" width="300"]
Quaquá faz balanço de 6 anos de Governo e diz que vai cumprir promessas de campanha. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Quaquá faz balanço de 6 anos de Governo e diz que vai cumprir promessas de campanha. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Quaquá faz balanço de 6 anos de Governo e diz que vai cumprir promessas de campanha. (Foto :: Romário Barros - LSM)[/caption]

O prefeito falou também do Projeto 'Maricá10', que consiste em um aplicativo de celular e reuniões em diversos bairros da cidade.

"- O Maricá +10 vai ser uma discussão em cada bairro de Maricá, Você vai discutir o bairro que você quer e a cidade que você quer daqui a dez anos. Vamos fazer um aplicativo digital e também em reuniões presenciais com a minha presença e dos secretários para discutir a nossa cidade. Queremos a participação do povo para discutir a Maricá que queremos. Vai ser um grande abertura de discussão em cada bairro de Maricá." Falou.

Quaquá falou sobre religião e disse que a Secretaria de Assuntos Religiosos, criada por ele, o ajudou a tirar a carga negativa da cidade.

"- Essa cidade é uma cidade que andou há muito tempo pra trás.Uma cidade que eu mesmo vivi isso no inicio do meu governo, Uma carga pesada que batia sobre meus ombros e a gente viu que foi Deus que fez a gente chegar até onde chegou, superando as dificuldades. Hoje Maricá, embora todo mundo saiba, que embora cristão, eu sou cachaceiro, gosto de beber, etc, etc. Não frequento a igreja embora a minha mãe seja evangélica e Zeidan tenha uma formação católica mais forte que a minha, eu sou cristão de formação católica, mas ainda não estou preparado para assumir qualquer compromisso com religião. Quero dizer aqui para todas as religiões que quando criamos a secretaria de assuntos religiosos não foi a toa. Quero agradecer a todos que rezaram e oraram por nós nesse período que a cidade atravessou muitas dificuldades. Hoje estamos com uma cidade bem avançada com um projeto respeitado apesar de todos os problemas." Enfatizou.

Quaquá falou sobre Ancelmo Gois e criticou a empresa Viação Nossa Senhora do Amparo. 

"- Essa semana Ancelmo Gois deu uma nota dizendo que Pezão tinha feito com nossa cidade, com que a Praia de Jaconé tivesse sido tombada impedindo a instalação do porto. É que as vezes para o pessoal da Viação Nossa Senhora do Amparo, para os Coronéis falidos de Maricá é triste ver que ninguém mais depende dessa empresa de ônibus. É triste pra eles 'ver' que o povo ta se qualificando e que nos contratamos o Senai para formar 4 mil jovens na cidade. Eles ficam chateados com isso porque antigamente todo mundo tinha que bater na porta da família Caetano para tentar arrumar um empreguinho para poder ser alguém na vida em Maricá e hoje não precisa mais, hoje o povo de Maricá é um povo que constrói a sua própria cidadania." Falou.

O prefeito falou ainda sobre os 'Beach Roocks' da Praia de Jaconé e deRoberto Marinho.

"- Não tem tombamento de Praia Jaconé, coisa nenhuma. Esse negocio de 'beach roock é uma conversa fiada para boi dormir Quando Roberto Marinho, dono da Globo, que o Diabo o tenha, jogava golfe e não deixava o povo de Maricá andar na Praia eu não via um desgraçado da oposição ir lá pra libertar a Praia para o povo de Maricá, puxavam o saco do dono da Globo. Nós estamos transformando a praia de jaconé, num porto, num estaleiro que vai criar 13 mil empregos para o povo e que vai abrir as portas de Maricá para o mundo e vai atrair empresas de alta tecnologia para cá, como amanha estaremos conversando com os chineses. O tempo de Maricá do Coronel acabou há muito tempo." Disse.

Quaquá falou sobre o Resort na Restinga de São José, dos pescadores de Zacarias e dos índios. 

"- Quero dizer que o Resort da Restinga já foi aprovada a licença ambiental, serão quatro mil empregos na área do turismo para os jovens e para o povo de Maricá. Nós vamos criar uma escola de hotelaria para formar nossos jovens e vamos investir na vila de pescadores em Zacarias no Programa Minha Casa, Minha Pousada, transformando a casa do pescador em uma pequena pousada Os moradores de Zacarias irão ganhar título de propriedade e vão participar do projeto turístico. Os índios não só acolhemos como trouxemos os índios para dentro da terra do espanhóis e eles vai ter uma aldeia turística." Falou.

O prefeito falou da estratégia de marketing da Cidade e contou que não aumentou o IPTU no município.

"- Temos uma estrategia de marketing muito importante para a cidade. Quando todos me criticavam que investimos R$ 4,5 milhões na Grande Rio eu disse o seguinte, O investimento é a valorização da cidade. Quando investimos na Grande Rio, aquele investimento trouxe R$ 50 milhões de reais em livre e exponente e fez com que a Maricá que ninguém conhecia, a cidade que achavam que era Magé ou Macaé, hoje é uma cidade conhecida e respeitada pelo Brasil e pelo mundo. Mesmo assim, não aumentei o IPTU da Cidade, eu corrigi pela inflação e lancei o aumento das casas, mas nunca aumentei pra fazer as obras que eu faço". Finalizou.

Reportagem Relacionada

Quaquá anuncia criação de escola de samba de Maricá

[caption id="attachment_66154" align="aligncenter" width="1024"]
Sessão solene foi realizada na noite desta terça-feira. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Sessão solene foi realizada na noite desta terça-feira. (Foto :: Romário Barros - LSM)

Sessão solene foi realizada na noite desta terça-feira. (Foto :: Romário Barros - LSM)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp