08/05/2024 às 21h05min - Atualizada em 08/05/2024 às 21h03min

Arroz, carne, óleo e outros alimentos devem ficar mais caros devido às enchentes do Rio Grande do Sul

J. T. - leisecamarica.com.br
O São Gonçalo e Inteligência Financeira



O preço do arroz, da carne, do óleo e de outros alimentos deve sofrer um grande aumento nos próximos dias devido às enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. 


A alta acontece porque o estado, que é um grande produtor alimentício, ficou totalmente inundado e perdeu a maior parte da produção. Além disso, a tragédia deixou muitos animais mortos devido ao alagamento.


Com isso, a expectativa é de que a inflação sofra uma elevação de pelo menos 0,1 ponto percentual no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 


A margem sobre a inflação, contudo, tende a piorar, já que as águas ainda não baixaram no estado gaúcho e a totalidade do estrago não foi avaliada. A tragédia já deixou mais de 80 vítimas fatais e afeta 345 municípios, segundo dados da Defesa Civil do governo do Rio Grande do Sul.


Segundo a análise de economistas, o preço do arroz poderá aumentar em até 20%, dada a relevância do Rio Grande do Sul na produção nacional, respondendo por 70% da safra do país. O impacto sobre a carne, o óleo e outros derivados de soja ainda não foi avaliado. 


Diante do cenário, alguns consumidores de Maricá e de outros lugares do Brasil aproveitaram esta semana para estocar os itens citados, garantindo uma pequena quantidade de armazenamento com o preço atual.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp