27/05/2015 às 20h02min - Atualizada em 27/05/2015 às 20h02min

Unidade móvel para exames de ressonância magnética está em Maricá

[caption id="attachment_66200" align="alignleft" width="300"]
Unidade móvel para exames de ressonância magnética está em Maricá. (Foto :: Alessandro Melo - Divulgação)

Unidade móvel para exames de ressonância magnética está em Maricá. (Foto :: Alessandro Melo - Divulgação)

Unidade móvel para exames de ressonância magnética está em Maricá. (Foto :: Alessandro Melo - Divulgação)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Pacientes de Maricá e mais oito municípios estão sendo beneficiados com a Unidade Móvel de Ressonância Magnética do Governo do Estado, que chegou a cidade na última segunda-feira, dia 25 de maio e ficará até o dia 26 de junho. O equipamento está montado na Praça Orlando de Barros Pimentel (da Casa de Cultura), no Centro, e o horário de atendimento à população é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h30 às 15h. 

Para moradores de Maricá, o pedido para o exame de ressonância deve ser feito na Regulação de Maricá (Rua Domício da Gama, nº 433, Centro, ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal). Para moradores das demais cidades, é preciso ir à Central de Regulação do município de residência, pois cada cidade tem sua Central de Regulação. É necessário levar cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e também a guia médica do SUS (pedido médico). O telefone da Central Municipal de Regulação de Maricá é 2634-0810.

Os municípios enviarão as planilhas com os dados dos pacientes para a Secretaria Estadual de Saúde e a coordenação estadual da UMRM agendará dias e horários para a realização dos exames. 

A iniciativa é realizar exames de ressonância magnética de caráter eletivo, a partir do agendamento prévio pela Secretaria de Saúde de cada município com a Secretaria de Estado de Saúde. O resultado dos exames fica disponível em um prazo de 15 dias, e são entregues pelo município. Além de Maricá, a unidade móvel atenderá demandas de Rio Bonito, Tanguá, São Gonçalo, Silva Jardim, Itaboraí, Niterói e Saquarema. 

Equipamentos de última geração - Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A diferença entre a tomografia e a ressonância magnética não está na qualidade, mas, sim, nas aplicações e tecnologia. Para tecidos moles, como encéfalo, medula espinhal e óssea, músculos, tendões, meniscos, cartilagem, fígado, vasos e artérias cerebrais, a ressonância é mais indicada por ter maior sensibilidade e especificidade diagnóstica. Já para pacientes vítimas de trauma, com cálculos renais e doenças do tórax, a tomografia é o procedimento ideal. 

171 mil exames - Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado bateram a marca de 171 mil procedimentos realizados. Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, que funcionam em carretas especiais e reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números inéditos no país. Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp