29/05/2015 às 09h19min - Atualizada em 29/05/2015 às 09h19min

Maricá divulga programação da Semana do Meio Ambiente

[caption id="attachment_66295" align="alignleft" width="300"]
Maricá divulga programação da Semana do Meio Ambiente.

Maricá divulga programação da Semana do Meio Ambiente.

Maricá divulga programação da Semana do Meio Ambiente.[/caption]

Com o tema “Preservação ambiental: ainda há tempo para cuidar do nosso planeta. Vamos fazer a nossa parte?”, a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente realizará a Semana do Meio Ambiente nos dias 1, 2 e 3 de junho.

O evento contará com cursos de produção de mudas florestais nativas da Mata Atlântica (ipê amarelo, pau brasil e jacarandá); reaproveitamento de resíduos sólidos (reciclagem); compostagem doméstica; educação ambiental; e exposição fotográfica de belezas naturais do município. As atividades são destinadas a pessoas de todas as idades com participação gratuita.

O secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, destacou a importância da Semana do Meio Ambiente para Maricá. “É uma ação importante. Assim divulgamos o trabalho da secretaria e mostramos quais projetos estão sendo implantados no município. É de extrema importância estreitar esse laço com os moradores. Apresentaremos parcerias importantes que, com certeza, somarão para o nosso município”, disse.

Confira a Programação completa

Semana do Meio Ambiente 2015 - De 01 a 03 de junho, Maricá terá em sua programação o tema: “Preservação Ambiental: Ainda há tempo para cuidar do nosso planeta. Vamos fazer a nossa parte?” que engloba subtemas como curso de produção de mudas florestais nativas da Mata Atlântica, reaproveitamento de resíduos sólidos (reciclagem); compostagem doméstica, educação ambiental, exposição fotográfica das belezas naturais de nosso município, etc.

Todas as ações serão voltadas para o público de todas as idades, as atividades terão entrada franca.

Programação

Período: De 01/06/15 a 03/06/15

Tema: Preservação Ambiental: Ainda há tempo para cuidar do nosso planeta. Vamos fazer a nossa parte?

Objetivos:

Geral: Contribuir para a formação de consciência cidadã, visando resgatar o sentimento de pertencimento ao ambiente no qual vivemos e, portanto, a corresponsabilidade de cada um para com a preservação do ambiente como bem coletivo.

Específico: Promover ações de educação ambiental no contexto da vida diária da família; Disponibilizar e divulgar informações sobre as Unidades de Conservação (UCs) do Município; Despertar o interesse da sociedade para o uso apropriado das UCs do Município; Debater os efeitos da introdução de espécies exóticas no equilíbrio do meio ambiente; Dar visibilidade as boas práticas ambientais de reutilização de resíduos e produção de artesanatos a partir deles; Debater, a partir das diversas formas de manifestações artísticas, as causas e efeitos dos impactos ambientais provocados pela humanidade na natureza e buscar soluções para minimização dos mesmos.

Segunda-feira (01-06-2015)

09:00 – Abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente

Curso: “Produção de Mudas Nativas da Mata Atlântica”, ministrado pela equipe da GWA Empreendimentos Florestais. Local: Secretaria Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca Endereço: Estrada de Ubatiba s/n Ubatiba – Maricá Tel: 3731-4014 Público: Comunidade, produtores locais, estudantes de graduação, técnicos, ambientalistas. Carga Horária: A carga horária será de 16horas, sendo 8horas práticas e oito horas teóricas, em dois dias consecutivos 01/06 e 02/06, de 09:00 às 17:00. Obs.: As inscrições para as 30 (trinta) vagas deverão ser feitas na Secretaria Adjunta do Meio Ambiente.

10:00 e 14:00h Palestra com o PESET - “Estou invadindo a sua mata – Mico-estrela, consequências de sua presença na Serra da Tiririca”. Local: Escola Municipal Mata Atlântica – Itaipuaçu Público: Alunos da Escola Municipal Mata Atlântica

Terça-feira (02-06-2015)

09:00 Plantio de Mudas Nativas da Mata Atlântica com a participação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e alunos da Escola Municipal Guaratiba

Local: AV. Reginaldo Zeidan, Antiga Av. Beira da Lagoa, entre as ruas 32 e 33, Guaratiba.

09:00 Segundo dia do curso “Produção de Mudas Nativas da Mata Atlântica”

16:00 - Encerramento do curso “Produção de Mudas Nativas da Mata Atlântica” Entrega dos certificados aos participantes.

Quarta-feira (03-06-2015)

Evento na Praça Orlando de Barros Pimentel - Centro - Maricá.

Horário: 09:30 às 17:00

Oficina Ecológica: Reutilização de Resíduos diversos.

Exposição e oficina de objetos produzidos a partir da reutilização de resíduos descartados por nós diariamente. Participação de oficineiros, Grupo de Artistas de Maricá (GAM) e ONG Eccovida.

Feira Produtos da Nossa Terra - Produtos agroecológicos e artesanais.

A Feira Produtos da Nossa Terra apresenta a produção rural local, cuja base de cultivo está na agricultura familiar e em técnicas de agroecologia, nas quais a utilização de agrotóxicos é abolida, preservando o meio ambiente. O objetivo é promover o trabalho do pequeno produtor rural e incentivar as práticas sustentáveis no campo, fazendo uma “ponte” entre a zona rural e a cidade, resgatando valores da tradição popular.

Exposição de fotos: Maricá Natural – Arquiteta/Fotógrafa/Historiadora: Renata Gama

A natureza de Maricá vista a partir da sensibilidade dos alhos da artista. A arquiteta, servidora municipal da Secretaria Adjunta de Cultura de Maricá, focaliza e retrata com sua sensibilidade as belezas naturais de nossa cidade.

Adoção de mudas nativas do Bioma Mata Atlântica

Como parte integrante do Programa “Marica + Verde” a Secretaria Adjunta do Meio Ambiente promove a doação de mudas nativas do Bioma Mata Atlântica, onde os “adotantes” preenchem um simbólico/educativo “termo de compromisso” de plantio e cuidados com aquele ser vivo que está recebendo em doação.

Projeto Aruanã - Tartarugas Marinhas: exposição e educação ambiental

“As tartarugas marinhas são animais cosmopolitas, que apresentam crescimento lento e maturidade tardia. Seu histórico de exploração pelo homem e a constante modificação do seu habitat, vem afetando a distribuição, longevidade e estrutura populacional. A mortalidade de indivíduos que exploram o ambiente costeiros é, na maioria das vezes, causada por capturas acidentais na pesca, interações com embarcações e a ingestão de pedaços de plásticos e outros materiais flutuantes. Neste sentido, o Projeto Aruanã foi criado com o objetivo de monitorar a ocorrência de tartarugas marinhas, através do monitoramento da pesca e encalhes promovendo também a educação ambiental”. Em nosso município, principalmente, em Ponta Negra é comum a ocorrência de tartarugas que se aproximam da praia em busca de alimento e, muitas vezes são vítimas de acidentes com barcos de pesca.

UPAM – Unidade de Polícia Ambiental: exposição de animais

Com o objetivo de esclarecer as diferenças, manuseio e a periculosidade de algumas espécies que estarão em amostra, a UPAM promoverá uma exposição com animais que são facilmente encontrados em nosso município tanto nas áreas urbanas quanto em áreas rurais.

Fundação Alphaville: exposição “Trabalhando por um Mundo Melhor”

“Quando pouco se falava de responsabilidade social, a Alphaville Urbanismo criou uma Fundação para se dedicar às causas ambientais e sociais nas comunidades localizadas nas áreas de influência dos seus empreendimentos.”(Revista da Fundação Alphaville)

IBG - Instituto Baía de Guanabara: exposição “Pensar e agir de forma a comprometer a sociedade com o desenvolvimento sustentável da Baía de Guanabara”.

Tendas das Secretarias Adjuntas

As diversas Secretarias Adjuntas do nosso Município estarão presentes na Praça apresentando seus trabalhos desenvolvidos dentro da temática ambiental. Entra eles, destacamos:

Uma amostra das atividades ambientais desenvolvidas pela Secretaria Adjunta de Turismo tendo como objetivo proporcionar uma qualidade de vida melhor nas atividades propostas semanalmente com o Circuito Ecológico “Caminhos de Maricá”, e o “Pedala Maricá”.

A Secretaria Adjunta de Saúde participa, nesta data, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Coordenação de Educação e Saúde da Subsecretaria de Atenção Básica.

Já a Secretaria Adjunta de Proteção aos Animais, divulgará suas ações em prol de uma qualidade de vida melhor para os animais domésticos em situação de abandono em nosso município.

A participação da Secretaria Adjunta de Assistência Social se dará por meio do Grupo de Fortalecimento de Vínculos que apresentará a boa prática de reaproveitamento de resíduos orgânicos desenvolvidos por meio de compostagens desse material.

Com sua já tradicional parceria com a Secretaria Adjunta do Meio Ambiente, a Secretaria Adjunta de Educação estará presente com a participação de diversas escolas municipais desenvolvendo temas ligados ao meio ambiente.

Além das acima mencionadas, nossas parceiras Secretarias Adjuntas de Ações para Idosos, Esportes, Cultura,Assuntos Religiosos, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Urbano, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Pública e Cidadania e Defesa Civil, estarão presentes da Praça dando brilho ao Evento.

16:00 – Secretaria Adjunta de Turismo – Show de MPB – Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá. - Encerramento das Atividades da Semana Municipal em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Público: “Todo mundo junto e misturado.”


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp