23/06/2012 às 19h06min - Atualizada em 23/06/2012 às 19h06min

Descuido com botijão de gás em escola do Centro de Maricá mobiliza Corpo de Bombeiros

Da Redação | Eduardo Santos - Um descuido com um botijão de gás que poderia ter provocado uma tragédia mobilizou o Corpo de Bombeiros no começo da tarde (23) deste sábado em uma escola particular do Centro da Cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o botijão de gás estava com uma válvula de segurança que não era apropriada para o cilindro e houve uma pequena explosão próxima à cozinha da escola. Ninguém ficou ferido. Para os bombeiros, o acidente pode ter sido causado pelo prazo de validade dos equipamentos, que deveriam estar vencidos. Por isso, a orientação é sempre estar atento às datas, além de observar que há certificação do Inmetro.

 “O uso desses equipamentos fora da validade pode provocar um mau funcionamento. A mangueira, por exemplo, quando está vencida fica seca e pode vazar gás. O registro também, quando está vencido, pode quebrar e ocasionar um vazamento” alertou Cb Paulo Sérgio.

Segundo Cb Paulo Sérgio, a maior causa de chamado do Corpo de Bombeiros acontece na hora da troca do botijão. Ele ensina a forma segura de trocar: “Vai colocar o registro e, às vezes, sai uma faísca, uma zoadinha, mas é o gás se acomodando. Para ver se está vazando, você pode usar um produto que existe no comércio, um detector de gás, uma espuma química. Ou pegar uma coisa bem simples, que é o detergente. Com a esponja, você passa no bico do botijão e ver. Se fizer bolinha, é porque está vazando. Nunca teste com fogo”, alerta.

Outra orientação do Corpo de Bombeiros é se detectado um vazamento, não acenda as luzes de casa. “Como o gás se concentra no ambiente, é indicado abrir janelas, portas, para que a ventilação tire o gás. E não acender nem apagar luzes, porque, com isso, a gente provoca uma faísca e pode causar uma explosão”, afirmou.

Confira outras dicas dos Bombeiros sobre a segurança dos botijões:

» Nunca deite os botijões com a intenção de aproveitar o gás;
» Não coloque panos de prato ou objetos que possam pegar fogo próximo ao fogão;
» Primeiro acenda o fósforo para depois girar o botão do queimador;
» Mantenha sempre o cabo da panela direcionado para o lado de dentro do fogão para evitar acidentes;
» Mantenha sempre a torneirinha da mangueira do botijão fechada quando sair de casa.

Em caso de acidente, o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.
ATE|CBMERJ: Sgt Marendaz e Cb Paulo Sérgio. ATE|CBMERJ: Sub. Ten. Cordeiro e Cb Bezerra.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp