24/06/2015 às 09h41min - Atualizada em 24/06/2015 às 09h41min

Cedae vai abrir os registros da água até o final do ano em Itaipuaçu

Rede de distribuição de água está em fase de teste

[caption id="attachment_68491" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Arquivo LSM)

(Foto :: Arquivo LSM)

(Foto :: Arquivo LSM)[/caption]

A Cedae está finalizando um investimento em cerca de 70 milhões para aumentar a oferta de água nas regiões de Inoã e Ponta Negra e já inaugurou o sistema de abastecimento de Itaipuaçu. As obras incluíram a construção de dois reservatórios, adutora, redes distribuidoras e um conjunto de bombas que regula a pressão na rede. A companhia já assentou 240 km de redes de distribuição de água no município que estão atualmente em fase de testes operacionais e concluirá até o fim do ano a realização de cerca de 11 mil ligações domiciliares.

A obra triplicou a antiga vazão, reforçando o abastecimento da região no entorno do Comperj. Além disso, a CEDAE inaugurou a ETA (Estação de Tratamento de Água) Maricá, aumentando a oferta de água de 80 para 120 litros por segundo, correspondendo a um acréscimo de 50%. 

Em Itaipuaçu, o canteiro de obras na Rua 34, bairro Jardim Atlântico, não foi desativado. Segundo a empresa, encontra-se em testes operacionais com a tubulação sendo colocada em carga, sob pressão, para garantir que não há vazamentos. As ligações domiciliares, que são a fase final do projeto, ainda estão sendo concluídas.

Infraestrutura

A Cedae, órgão do governo do Estado, inaugurou no dia 23 de outubro de 2014, as obras de implantação do sistema de abastecimento de água dos distritos de Inoã e Itaipuaçu. Inaugurado novo sistema de abastecimento em Maricá, as obras beneficiam diretamente cerca de 47 mil habitantes e incluem a construção de dois reservatórios, adutora, redes distribuidoras e um booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede). A obra, que vai triplicar a vazão atual, reforça o abastecimento da região no entorno do Comperj. O projeto incluiu a construção do Reservatório Inoã, com capacidade de armazenar 2 milhões de litros de água; o Reservatório de Itaipuaçu, com capacidade de 4 milhões de litros; uma adutora de água tratada com cerca de 10 quilômetros de extensão; tronco distribuidor com cerca de 7 quilômetros de extensão e a construção do sistema de bombeio booster Ipiíba, com três conjuntos motor-bomba. Além disso, também foi construída a rede distribuidora de Inoã, com 43 quilômetros de extensão e a rede distribuidora de Itaipuaçu, com 159 quilômetros de extensão. No total, serão realizadas 11.300 ligações domiciliares: 4 mil em Inoã e 7.300 em Itaipuaçu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp