16/07/2015 às 18h26min - Atualizada em 16/07/2015 às 18h26min

Tribunal de Justiça suspende liminar contrária a megaempreendimento na Restinga de Maricá

[caption id="attachment_70357" align="alignleft" width="300"]
(Foto :: Arquivo LSM)

(Foto :: Arquivo LSM)

(Foto :: Arquivo LSM)[/caption]

O grupo IDB Brasil, que projeta um megaempreendimento na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, conseguiu uma vitória na Justiça. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ), Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, deferiu a suspensão dos efeitos de tutela antecipada que determinava a suspensão imediata de todos os pedidos de licenciamento, loteamento, construção ou instalação de qualquer empreendimento no interior e entorno da APA. O IDB Brasil obteve a licença prévia (LP) do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) em maio.

O projeto, chamado de Fazenda São Bento da Lagoa, prevê a construção de hotéis, prédios e casas residenciais, shoppings, além de restaurantes, escola, hospital, centro empresarial, clubes, áreas de lazer, campo de golfe sustentável e centro hípico numa área de restinga.

A Associação de Preservação Ambiental das Lagunas de Maricá (Apalma), havia conseguido liminar favorável, contrária ao empreendimento, há poucos dias. Pesquisadores e ambientalistas argumentam que as intervenções na área vão prejudicar as pesquisas científicas e a sobrevivência de 150 famílias pescadores, além de colocar em risco a fauna local. A batalha judicial promete novos capítulos.

O GLOBO


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp