22/08/2015 às 19h27min - Atualizada em 22/08/2015 às 19h27min

Saúde com a Professora Iara Cruz: A Prática do Treinamento de Força para ganhar Massa Muscular

Olá Amigos!

Para fechar os principais motivos para a prática de atividade física, vou falar hoje do segundo maior: o ganho de massa muscular, ou ganho de massa magra. Assim como o emagrecimento está mais para as mulheres, o aumento de massa muscular está mais para os homens e esse é um processo mais demorado para acontecer e para isso é necessário praticar qualquer atividade que exija força, como a musculação.

O termo massa muscular, vem de peso muscular, do processo de aumento na quantidade do peso do músculo muscular, a chamada Hipertrofia.

E para entender como acontece a hipertrofia, precisamos saber que todos nós possuímos músculos que tem três tipos de fibras que variam quanto a propriedade de contração muscular: a lenta, a rápida e a mista. Todos os músculos do corpo possuem as três fibras, mas em proporções diferentes e isso as difere bastante quanto à resposta a um treinamento de força.

A fibra lenta geralmente está associada a movimentos e atividades em que o músculo necessita de resistência, ou seja, manter-se em atividade por mais tempo ou suportando cargas elevadas, por exemplo, os músculos posturais (panturrilha e abdome). Como disse, eles têm a propriedade de resistir a fortes e prolongados estímulos e são difíceis de corresponder a pequenos estímulos de força. Os músculos com maior quantidade de fibras rápidas tem a característica de reagir bem a estímulos curtos (de velocidade) e a uma grande quantidade de peso externo. Esses têm os resultados mais evidentes em exercícios de força, por exemplo: o bíceps e o tríceps. A fibra mista possui as duas características, de resistência e de força e velocidade. E na maioria das vezes, essa proporção de distribuição das fibras musculares faz a diferença da “aptidão” às modalidades esportivas e no sucesso dos atletas.

Portanto, ao praticar uma atividade de força, essas fibras sofrem microlesões de rompimento e ao se recuperarem naturalmente geram a hipertrofia e aumentam o tamanho. No entanto, por terem as características de predominância de tipo de fibras diferentes, alguns músculos hipertrofiam mais rápido do que os outros e somente um Profissional de Educação Física habilitado pode prescrever o estímulo correto para cada músculo em um treinamento de força.

Qualquer atividade que exija que o músculo faça força - com pouco peso e por longo tempo, ou com bastante peso e pouco tempo - pode gerar o aumento da massa muscular em geral. E esse aumento também é importante para o processo de emagrecimento, pois que pra manter uma grande quantidade de massa muscular, se gasta mais a energia estocada quando estamos em repouso. Assim, é possível aliar os dois principais motivos de prática de atividade física: emagrecer e aumentar a massa muscular.

Com essas motivações, vai ser impossível resistir a começar a praticar exercício! 

Profª Iara Cruz. Profissional de Educação Física - CREF 5967G/ RJ Doutoranda em Biociências Mestre em Ciência da Motricidade Humana Pesquisadora do Laboratório de Ciências da Motricidade Humana (LABIMH)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp