10/10/2015 às 20h14min - Atualizada em 10/10/2015 às 20h14min

Agência do INSS de Maricá atende cerca de 300 pessoas por dia

No Centro, funcionários retomam rotina após greve geral das agências do instituto. Moradores já conseguem realizar consultas e resolver pendências presenciais.

[caption id="attachment_77804" align="alignleft" width="300"]
Agência do INSS de Maricá atende cerca de 300 pessoas por dia. (Foto :: Diário do Leste)

Agência do INSS de Maricá atende cerca de 300 pessoas por dia. (Foto :: Diário do Leste)

Agência do INSS de Maricá atende cerca de 300 pessoas por dia. (Foto :: Diário do Leste)[/caption]

Nesta semana, acabou em todo o país a greve dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em busca de condições de trabalho e melhores salários, os servidores fecharam um acordo com o governo pelo aumento de 10,8%. Uma parte será paga no mês de agosto de 2016, e outra em janeiro de 2017. Em Maricá, a agência da Praça Orlando Barros Pimentel  retirou o aviso de greve e abriu as portas para receber os segurados do Instituto de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Segundo uma servidora da agência, o local funciona normalmente e não teve  aumento de demanda nos primeiros dias após a paralisação.

“Recebemos diariamente de 200 a 300 atendimentos. Geralmente são aposentados buscando informações sobre o benefício, pensões ou outras pessoas encaminhadas que estão no Centro da cidade e, eventualmente, resolvem questões para parentes”, explicou a funcionária.

Este é o caso de Carlos Alberto dos Santos, que foi à agência pegar informações sobre a aposentadoria de seu sogro. Para ele, é preciso que haja greve.

“A greve é necessária para que os funcionários  possam alcançar os seus objetivos  diante do setor patronal. Para população é sempre chato porque a gente fica à mercê da espera que as agências voltem. Agora está tranquilo”, disse ele.

De acordo com o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas no período de paralisação.

O setor pediu reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

CONCURSO EM ANDAMENTO

Quanto ao certame pela disputa de 950 vagas de técnico e analista de seguridade social, a banca organizadora já foi definida. Será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e de Promoção de Eventos (Cespe/ UNB). A expectativa dos concurseiros é de que o edital seja publicado nos próximos dias. O INSS tem até o dia 29 de dezembro para divulgar as informações do concurso.

Das 950 vagas autorizadas, 800 serão para cargos de nível médio e 150 para superior, com salários de R$ 4.400,87 e R$ 6.136,19.

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pelos pagamentos de aposentadoria por tempo de serviço, invalidez ou idade; auxílio-doença; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente; salário maternidade, salário família, reabilitação profissional e 13º salário. Os benefícios são adquiridos segundo previsão em lei.

Tadeu Goulart / Diário do Leste


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp