28/05/2012 às 00h47min - Atualizada em 28/05/2012 às 00h47min

Você é o repórter no LSM – Guarda Municipal desacata idoso no Centro

Denúncia encaminhada através do email: [email protected]

Os depoimentos enviados para o ‘Você é o repórter no LSM’ são de total responsabilidade de seus idealizadores. A internauta Edna da Costa Pereira, encaminhou uma denúncia de desacato por parte de um guarda municipal. Segundo a denunciante, o guarda teria agredido verbalmente um idoso. Confira abaixo:

Viatura da Guarda Municipal de Maricá
Foto: Arquivo / Lei Seca Maricá
“Na tarde da última Quarta-feira (23) no estacionamento de uma farmácia no Centro de Maricá, deixou a população estarrecida com os maus tratos com que abordou um idoso que tentava estacionar na vaga da farmácia. Os berros escandalosos deste guarda fizeram com que, além do trânsito que já estava parado, todos os pedestres e pessoas que se encontravam dentro das lojas, inclusive funcionários, fossem para a porta ver o que estava acontecendo, tamanho era o estardalhaço promovido pelo guarda. Era inacreditável.

Ao invés de chamar a atenção dos dois motoristas que eram os verdadeiros culpados pelo transtorno momentâneo causado pela interrupção do trânsito e, em seguida solicitar, educadamente e em tom baixo, que o idoso levasse o carro para o lado direito da pista até que escoasse o trânsito e em seguida voltasse à manobra para estacionar. Não! Ele partiu pra cima do idoso, aos berros, bastante alterado, cheios de gestos largos, parecia uma cena das grandes óperas, berrou todo tempo com aquele senhor, em atitude de total desrespeito, primeiro ao contribuinte e em seguida ao IDOSO, e como representante do município, sendo ele Guarda Municipal, deveria conhecer o ESTATUTO DO IDOSO que diz:

Art.10º É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, político, individuais e sociais, dos espaços e dos objetos pessoais.
§2º O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, ideias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.
§3º É DEVER DE TODOS ZELAREM PELA DIGNIDADE DO IDOSO, COLOCANDO-O A SALVO DE QUALQUER TRATAMENTO DESUMANO, VIOLENTO, ATERRORIZANTE, VEXATÓRIO OU CONSTRANGEDOR.
Chamei a atenção dele para o fato da atitude totalmente indevida de desrespeito com o contribuinte e de maus tratos ao idoso e ele, achando-se acima do bem e do mal dentro daquele uniforme da Guarda Municipal, e, ainda, com a certeza da impunidade que brilhavam em seus olhos cheios de ódio, segurou com os dedos sua identificação no uniforme e disse: “Se a senhora não está satisfeita vai fazer queixa de mim na Guarda Municipal!”.

Na mesma hora liguei para a Secretaria de Segurança, e fui surpreendida com a solicitação de que fizesse a reclamação pessoalmente. Vocês sabem onde fica a Secretaria de Segurança do Município? Em Araçatiba, ao lado do Aeroporto de Maricá.

Segui para a Secretaria, preenchi o formulário que até pedia meu CPF, coisa que não informei por questão de segurança, protocolei minha reclamação que tem o nº 001/2012. Porque será que ninguém vai até a Secretaria fazer reclamação? Em seguida solicitei ao Conselho do Idoso e ao Conselho Comunitário de Segurança que cobrem da Guarda Municipal as devidas providências. Bom, fiz a minha parte, agora espero que o Comandante da Guarda Municipal também faça a dele e puna exemplarmente este indivíduo que não honra a farda que veste.”

O LSM tentou entrar em contato com a Guarda Municipal, mas até o fechamento desta matéria não houve uma resposta oficial, mas a equipe apurou que uma sindicância já foi aberta para apurar o acontecimento.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp