19/11/2015 às 15h17min - Atualizada em 19/11/2015 às 15h17min

Dr. Fabiano Labarba: Pacientes diabéticos podem ou não colocar implante dentário?

DR. FABIANO LABARBA- Na verdade, o diabetes em si não é uma contraindicação  para a realização da cirurgia, desde que esteja controlado. O que representa um obstáculo para colocação do  implante dentário é o diabetes fora de controle, que eleva os níveis de glicemia no sangue (hiperglicemia), ocasionando uma série de complicações para a saúde.

Esta hiperglicemia prejudica o processo de cicatrização do osso e dos tecidos moles ao redor do implante, dificultando a osseointegração, tão importante para o sucesso do implante dentário. É a osseointegração que faz com que o implante se una de forma estável ao osso no qual foi inserido por meio da cirurgia.

Já em situações nas quais o diabetes está sob controle, não é preciso se preocupar. Estudos apontam que casos de implantes dentários em pacientes com a doença controlada alcançam taxas de sucesso de 90 a 95%, mesmo índice de casos de pacientes sem o problema. O mais importante é assegurar o controle do diabetes antes de realizar a cirurgia, e isso ocorre nas consultas pré-cirúrgicas. 

O implantodontista solicita uma série de exames ao paciente para averiguar suas condições de saúde, incluindo dosagem de glicemia no sangue. Caso seja detectado que o quadro de diabetes apresenta instabilidade, não é preciso se desesperar. A cirurgia deve ser adiada apenas até que a doença seja controlada com ajuda de um médico.

Agende sua consulta !

Dr. Fabiano Labarba, Cirurgião Dentista – Implantodontista – Endodontista- CRO-RJ 35193. Itaipuaçu- Maricá –3631-4445. Centro – Rio de Janeiro – 4104-7978

Veja o vídeo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp