24/11/2015 às 18h53min - Atualizada em 24/11/2015 às 18h53min

Trotes para os Bombeiros chegam a 15% das ligações em Maricá

[caption id="attachment_81343" align="alignleft" width="300"]
Trotes para os Bombeiros chegam a 15% das ligações em Maricá.

Trotes para os Bombeiros chegam a 15% das ligações em Maricá.

Trotes para os Bombeiros chegam a 15% das ligações em Maricá.[/caption]

LEI SECA MARICÁ :: CLÁUDIO COSTA (Edição :: Romário Barros)- Os trotes sempre causam prejuízos, principalmente, quando uma viatura ou ambulância deixa de atender uma ocorrência real para se deslocar para uma falsa. Esses telefonemas são considerados trotes e, na última semana, por exemplo, uma dessas ligações maldosas às 3 horas da madrugada ocasionou o deslocamento de três viaturas do Corpo de Bombeiros de Maricá para atender um suposto fogo em residência, que nunca existiu.

A brincadeira, que não tem nenhuma graça, gera prejuízos ao Estado e à sociedade. As falsas ocorrências têm feito com que os bombeiros se desloquem do quartel até os locais informados, onde não encontram nenhuma ocorrência. Em Maricá, 15% das ligações são trotes.

"- O recebimento desses trotes se torna muito prejudicial para o nosso serviço. A comunidade, como um todo, que se prejudica com esses trotes, por conta desses atrasos. Muitas vezes, nós não conseguimos perceber que é um trote e nos deslocamos para uma ocorrência que não existe", disse um Subtenente de Maricá

Quem passa trotes também costuma ser insistente. Os bombeiros chegam a receber até cinco telefonemas de um mesmo número, com intervalos de menos de um minuto entre as ligações.

Mas não pense que não existe punição. Em 2010 entrou em vigor a Lei 5.784, que estipula sanções a esse tipo de conduta. Segundo a normativa, “o responsável pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências envolvendo remoções ou resgates, combate a incêndios ou ocorrências policiais deverá ressarcir aos cofres públicos, mediante cobrança na fatura de serviços telefônicos da linha utilizada para a chamada, as eventuais despesas relacionadas ao atendimento”.

De acordo com o Comando do Corpo de Bombeiros de Maricá todas as ligações para o telefone 193 são gravadas e os responsáveis pelos trotes são identificados.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp