06/12/2015 às 18h28min - Atualizada em 06/12/2015 às 18h28min

ONG Viva Rio presta atendimento a Haitianos em Maricá

[caption id="attachment_82153" align="alignleft" width="300"]
ONG Viva Rio presta atendimento a Haitianos em Maricá.

ONG Viva Rio presta atendimento a Haitianos em Maricá.

ONG Viva Rio presta atendimento a Haitianos em Maricá.[/caption]

Geovana Diesel- Na tarde de sábado, dia 5, uma comissão da Organização Não Governamental Viva Rio esteve em Maricá, prestando atendimento para Haitianos que moram e trabalham na região, dentro do projeto “Haiti Aqui”.

Aproximadamente 40 Haitianos residem na região, mas, 18 deles compareceram ao evento, no CEUS, o Centro de Esportes Unificados, numa parceria com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Maricá.

A advogada e antropóloga da instituição, Mélanie Montinard, veio acompanhada de outros três Haitianos que residem no Rio e conversou no idioma deles, o “crioulo haitiano”, orientando e tirando dúvidas referentes aos documentos exigidos pelo Governo Brasileiro para a retirada do RNE, o Registro Nacional de Estrangeiro.

Mélanie Montinard afirmou que todos os Haitianos que estão no Brasil, vivem legalmente no país, e que este registro é necessário para facilitar a circulação deles no país e nas viagens ao Haiti, e principalmente, para solicitar ao Governo Brasileiro a “reunião familiar”, ou seja, a entrada de seus familiares no Brasil.

[caption id="attachment_82154" align="alignright" width="300"]
ONG Viva Rio presta atendimento a Haitianos em Maricá

ONG Viva Rio presta atendimento a Haitianos em Maricá

ONG Viva Rio presta atendimento a Haitianos em Maricá[/caption]

Após o atendimento ficou definido que os documentos serão providenciados pelos Haitianos e encaminhados para a ONG Viva Rio, que dará entrada aos processos junto ao Consulado do Haiti em Brasília.

A comissão da ONG Viva Rio ainda irá propor uma parceria com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Maricá, para ações conjuntas de esporte, lazer e cultura entre a Associação dos Haitianos do Rio, atendidas pelo projeto “Haiti Aqui” e o grupo residente em Maricá.

“- Nós gostaríamos de integrar os Haitianos do Rio com os daqui e principalmente conseguir para eles, por meio da prefeitura, aulas de Português, para facilitar a comunicação e o relacionamento deles, com a população de Maricá”, disse Mélanie Montinard.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp