13/01/2016 às 22h57min - Atualizada em 13/01/2016 às 22h57min

Confira a história dos bairros de Maricá - Ponta Negra

[caption id="attachment_84954" align="alignleft" width="300"]
Ponta Negra. (Reprodução - Facebook)

Ponta Negra. (Reprodução - Facebook)

Ponta Negra. (Reprodução - Facebook)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- O LSM começou na última semana uma série de reportagens que vai mostrar um pouco da história dos bairros de Maricá. A segunda reportagem da série vai falar um pouco sobre o bairro de Ponta Negra A série será sempre apresentada às quartas-feiras.

Ponta Negra tem esse nome, diz a lenda, devido aos navegadores portugueses avistarem um imenso paredão negro do alto mar. Há outra versão de que nesta região havia o desembarque de escravos quando já era proibido o seu comércio no país.

A região é um importante balneário da cidade de Maricá. Possui um canal que faz a ligação entre a lagoa e o oceano, que serve também como ponto de lazer para moradores e turistas nos fins de semana e feriados e ainda há a praia como outra opção de lazer.

Para quem gosta de visão panorâmica há o farol, de onde se avista o litoral de todo o município, a Lagoa de Guarapina e o Centro do bairro. Descendo por esse farol ainda se encontra uma praia boa para a prática da pesca, mergulho, uma piscina natural de água cristalina.

A Praia de Ponta Negra é preferida pela juventude, muitos surfistas procuram este local pelas ótimas ondas que se formam ali. No verão ela fica lotada desta garotada, veranistas, turistas e moradores da região. O entorno é formado por casas, pequenos prédios, comércio, bares e restaurantes que propiciam uma boa infraestrutura. 

Nesta praia os salva-vidas estão sempre atentos aos seus frequentadores e colocam placas com avisos sobre as condições do mar. Seu mar é azul esverdeado com muitas ondas e a areia é branca, fina e fofa com uma vegetação rasteira.  

Um dos pontos mais visitados por moradores e turistas em Maricá é o Farol de Ponta Negra. Do local pode se avistar toda orla marítima da cidade, Restinga, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra; além da lagoa do Padre ao fundo. Do mirante onde fica o farol, de propriedade da Marinha, é possível apreciar o visual da cidade, com praias, construções e lagoas.

O farol de Ponta Negra era um ponto de referência para os antigos navegadores e está incorporado ao patrimônio turístico e cultural da cidade.

[caption id="attachment_84955" align="aligncenter" width="770"]
Canal de Ponta Negra.

Canal de Ponta Negra.

Canal de Ponta Negra.[/caption] [caption id="attachment_84956" align="aligncenter" width="640"]
Farol de Ponta Negra - Foto Clarildo Menezes

Farol de Ponta Negra - Foto Clarildo Menezes

Farol de Ponta Negra - Foto Clarildo Menezes[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp