23/02/2014 às 09h00min - Atualizada em 23/02/2014 às 09h00min

Linha de Ônibus entre Maricá e Itaboraí cai no esquecimento

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Limite dos municípios. (Foto :: Arquivo | Lei Seca Maricá)

Limite dos municípios. (Foto :: Arquivo | Lei Seca Maricá)

Limite dos municípios. (Foto :: Arquivo | Lei Seca Maricá)[/caption]

REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS- Três anos e dez meses e até agora nada de linhas de ônibus ligando os municípios de Maricá e Itaboraí. De acordo com o edital lançado em novembro de 2010, todos os coletivos deveriam ser equipados com ar-condicionado e adaptados para transportar portadores de necessidades especiais. Duas empresas iriam operar o trajeto. O prazo da concessão seria de 15 anos, renovável por, no máximo, o mesmo período, porém, até agora, NADA!

No dia 2 de Fevereiro de 2011 o Tribunal de Contas do Estado pediu adiamento da licitação. O TCE queria reavaliar as solicitações feitas no edital de convocação por ter dúvidas nas planilhas de custos da passagem e a necessidade de duas empresas de ônibus para fazer o trajeto.

Uma nova data foi marcada para o dia 7 de Junho de 2011, onde o presidente da Comissão de Licitação que comandava a sessão para recebimento das propostas da concorrência pública pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), decidiu por adiar o procedimento licitatório a fim de responder a alguns questionamentos feitos pela Expresso Rio de Janeiro. Esta medida visou impedir possível interferência no andamento das próximas etapas da licitação

No dia 29 de Novembro de 2011 foi realizada uma nova sessão de recebimento de envelopes para concessão da prestação de serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros na modalidade regular. Informações dão conta que a licitação foi deserta, pois nenhuma empresa teria comparecido ao certame.

Nos anos de 2012 e 2013, a linha de ônibus que ligaria os dois municípios caiu no esquecimento. Segundo informações, empresas que operam linhas particulares para funcionários do COMPERJ (Complexo Petroquímico), em Itaboraí e que circulam em Maricá estariam 'boicotando' a licitação com medo de perder contratos e consequentemente perder dinheiro.

O LSM entrou em contato com o DETRO-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro) e ninguém soube informar uma nova data para o prosseguimento dos trabalhos de licitação da Linha Maricá - Itaboraí.

Quando começar à operar, o trajeto deverá ser operado por duas empresas, numa concessão de 15 anos renováveis por igual período. Além de articular as cidades de Maricá e Itaboraí, a nova linha terá também como função promover a ligação direta até o portal da entrada principal do COMPERJ, em Itambi (Itaboraí). Considerando que este empreendimento ainda está em fase de implantação física, com previsão de duração das obras por mais dois ou três anos, a linha teve sua estrutura definida inicialmente para operação apenas no trecho entre o Terminal Rodoviário de Maricá e o Centro de Itaboraí, via RJ-114 e Venda das Pedras.


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