03/01/2013 às 18h48min - Atualizada em 03/01/2013 às 18h48min

Acidentes reduzidos à ‘zero’ em cruzamento do Flamengo

Instalação de Radares reduziu os acidentes à ‘zero’ no cruzamento da RJ 114 com RJ 106


Radares foram instalados nos dois sentidos da RJ 106,
no Flamengo e acabaram com os acidentes no cruzamento
( Foto :: Claudio Costa | LSM Notícias)
REPORTAGEM :: CLAUDIO COSTA – Uma antiga reinvindicação dos moradores do bairro Flamengo deu certo. Estatísticas apontam que nenhuma ocorrência de acidentes nos últimos três meses foram registrados no cruzamento entre a RJ 114 e RJ 106 desde que foram instalados os equipamentos de controle de velocidade de veículos.

De acordo com informações, os aparelhos de radar que foram colocados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) e que começaram a funcionar no dia 20 de setembro de 2012 contribuíram para a redução da quantidade de ocorrências no cruzamento.

Os dados do Corpo de Bombeiros do Destacamento de Maricá mostravam que no cruzamento a maior incidência de acidentes aconteciam por conta da alta velocidade e a grande maioria acontecia com carros de passeio e motocicletas. Os radares eram uma antiga reivindicação da comunidade. “Perdi até as contas de quantos acidentes tive que presenciar até a instalação desses radares. Agora eles acabaram, Graças à Deus.” Comentou o comerciante Waldir Peres, 41 anos.

“A presença dos radares afeta o comportamento do motorista, fazendo com que eles trafeguem dentro da velocidade permitida (60 km/h). Nenhum acidente foi registrado E isso é muito positivo se levarmos em consideração o crescimento progressivo da frota de veículos.” Disse o motorista Sávio Almeida, 43 anos.

O que também vem sendo observado é que parte dos motoristas estão transitando por quase todo o trecho a 80km/h, velocidade regulamentada para a Rodovia. Porém, quando se aproximam dos equipamentos de 60 km/h reduzem a velocidade a ponto de chegar até 30km/h. Essa atitude, além de prejudicar a fluidez no trânsito, aumenta o risco de acidente. O ideal é manter uma velocidade que seja compatível com a sinalização e contínua para evitar transtornos, já que, de acordo com o Código Trânsito Brasileiro, a velocidade mínima não pode ser inferior a 50% da máxima permitida.

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