05/01/2013 às 22h12min - Atualizada em 05/01/2013 às 22h12min

Bombeiros capturam macaco bugio na Serra do Mato Grosso

O macaco estava ferido e foi capturado após aparecer nas proximidades de uma barraca de frutas às margens da RJ 106

O macaco estava ferido e foi encaminhado para a ONG SOS
Aves e Companhia ( Foto :: Romário Barros | LSM Notícias)
REPORTAGEM :: ROMÁRIO BARROS - O Corpo de Bombeiros de Maricá capturou um macaco da espécie bugio na tarde deste sábado (05) nas proximidades de uma barraca de frutas às margens da RJ 106.

O animal estava ferido, parecia ter sido alvo de pedradas. O ferimento também pode ter sido ocasionado por uma arma de fogo.

O macaco foi encaminhado ao Destacamento dos Bombeiros de Maricá. Após alguns contatos, o macaco foi entregue aos cuidados da ONG SOS Aves e Companhia

O macaco bugio é um primata do gênero Alouatta. O animal pesa em média 9 kg, sua cauda chega a medir 80 cm e seu corpo chega a 70 cm de comprimento. Possui uma vasta barba e por isso também é conhecido como "macaco barbado". Seu habitat pode variar de florestas úmidas a cerrados e caatingas. Vive principalmente nas árvores a 10 ou 20 metros de altura onde se equilibra com auxílio de sua grande cauda. A espécie que habita o Brasil é conhecida como Alouatta Fusca.

Os bugios andam em bandos de até 15 macacos, sem distinção de sexo ou idade e seus hábitos são diurnos. Alimentam-se de folhas, frutos, brotos, flores, caules e trepadeiras. A gestação dura de 185 a 195 dias, nascendo um filhote a cada vez. A fêmea carrega o filhote até 20 meses, quando ele é desmamado e integrado ao grupo para sair em busca de alimento.

O bugio (também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp