19/01/2013 às 12h06min - Atualizada em 19/01/2013 às 12h06min

Estatísticas comprovam que motociclistas estão envolvidos em 90% dos acidentes em Maricá

Acidentes envolvendo motos são rotineiros em Maricá
(Foto :: Arquivo | LSM Notícias)
REPORTAGEM :: ANDRÉ FERRAZ - As estatísticas nacionais de trânsito nos pintam um quadro alarmante da realidade enfrentada todos os dias por milhares de brasileiros. Segundo estes números, aproximadamente 80% dos acidentes no trânsito envolvendo vítimas têm como causa os condutores de motocicletas. Em Maricá, estes números chegam à 90%.

E estes acidentes se devem às mais diversas causas, como o stress vivido nas ruas, o desrespeito às leis de trânsito, entre outras. O resultado disso pode ser percebido nos levantamentos realizados pelas autoridades de trânsito. Nove em cada dez acidentes ocorridos em Maricá envolvem motociclistas.

O grande número de feridos envolvendo motociclistas acontece também pela falta de capacetes. Quando se questiona alguém que não utiliza capacete, a primeira pergunta que se ouve é: “O capacete protege mesmo em caso de acidentes?”. Para isso é importante lembrar a definição dada pela Portaria 086, publicada pelo Inmetro, sobre este tema. Diz ela “capacete é o equipamento para condutores e passageiros de motocicletas e similares que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impacto contra a cabeça do usuário em um eventual acidente”.

De acordo com pesquisas, o motociclista sempre deve ter em mente que o capacete o protegerá desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos, fabricado por uma empresa idônea. É importante verificar se o capacete apresenta o selo holográfico na região da nuca, pois esta é a garantia de que este capacete foi testado de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro, por um organismo de certificação competente.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp