27/01/2013 às 23h01min - Atualizada em 27/01/2013 às 23h01min

Reportagem do LSM flagra possível foco de dengue em residência de Itaipuaçu

Grande acumulo de água parada dentro de pneus, e mais,
várias larvas que podem ser do mosquito da Dengue
REPORTAGEM :: CLAUDIO COSTA - Nossa equipe de reportagem constatou neste sábado (27) na Rua 53 do Loteamento Jardim Altântico, em Itaipuaçu um grande acumulo de água parada dentro de pneus, e mais, várias larvas que podem ser do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti) . O combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população.

O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, em particular água parada limpa ou pouco poluída. Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura, recolhidos pela limpeza pública ou pelos próprios fabricantes conforme está previsto em leis ambientais.

A população deve participar desta guerra contra a Dengue, principalmente com a chegada das chuvas que aumenta ainda mais a possibilidade da proliferação do mosquito.

Evite qualquer local que possa juntar água limpa e parada: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, piscinas sem tratamento da água, calhas e os pneus. As estatísticas apontam que o perigo maior está em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos.

Flagrante foi feito na Rua 53 do Loteamento Jardim Altântico, em Itaipuaçu

Campanha “10 minutos contra dengue”
A campanha “10 minutos contra dengue”, elaborada pelo Governo do Rio, através da Secretaria de Saúde, em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz, foi criada para ser uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos do seu tempo durante a semana eliminando possíveis criadouros em suas casas.

Para aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre a campnha basta acessar o site www.riocontradengue.com.br. Nele consta todo material da ação, além de um formulário onde o cidadão pode fazer sua própria agenda, anotando todas a vezes em que foram feitas as inspeções em sua casa.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp