05/12/2012 às 16h50min - Atualizada em 05/12/2012 às 16h50min

Registro por extravio de documentos é o mais solicitado na 82ª DP

Segundo o serviço de inteligência da 82ª DP (Maricá), são
feitos dezenas de registros diariamente por extravio de
documentos, em média, com 90% do total sendo de carteiras de
identidade. (Foto :: Arquivo | LSM)
Da Redação | Thalita Costa - A perda de documentos acontece diariamente com milhares de pessoas e, segundo dados da Polícia Civil, o registro por extravio de documentação é o mais efetuado nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o serviço de inteligência da 82ª DP (Maricá), são feitos dezenas de registros diariamente por extravio de documentos, em média, com 90% do total sendo de carteiras de identidade.

De acordo com o delegado Titular da delegacia, José William de Medeiros, o registro é muito importante para quem sofreu o extravio, roubo ou furto, pois serve como prova e garantia para que, em um prazo de 30 dias, o usuário solicite a segunda via da documentação, ficando isento de pagar o tributo ou taxa referente ao novo documento. Mas é aconselhável que o lesado volte à delegacia para cancelar o registro em caso de recuperação do documento - o que normalmente não ocorre, podendo causar problemas futuros caso ele tenha sido usado indevidamente por terceiros.

O delegado lembra ainda que em todo registro de extravio, roubo ou furto de documentos as informações e depoimentos da vítima são analisados detalhadamente para evitar o falso testemunho.

De acordo o delegado, algumas pessoas agem de má fé e fazem o registro de roubo da documentação com o objetivo de se eximir da cobrança da segunda via ou para tentar fazer uma compra indevida no cartão ou cheque, fazendo-se passar por uma outra pessoa e usando o registro como uma forma de álibi.

Solicitações no Detran
O Detran informou através de telefone que são solicitadas, diariamente, dezenas de pedidos de segunda via da Carteira de Identidade. “As mulheres costumam emitir uma nova carteira em razão do casamento, só que os homens também precisam da segunda via para que nela conste o número das folhas de registro da união” Alerta a atendente. 

No caso do registro de roubo de documento, quando a carteira tem data de validade ou é de outro estado, não é feita a cobrança da taxa.  De acordo com a atendente, se o documento for devolvido por terceiros ao departamento, no momento da expedição do novo pedido haverá o aviso de que a carteira extraviada foi devolvida e se encontra no Detran da capital fluminense.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp