03/12/2012 às 20h25min - Atualizada em 03/12/2012 às 20h25min

Novas vítimas de golpe no Banco do Brasil registram ocorrência na delegacia de Maricá

De acordo com a Polícia Civil, os golpes estão acontecendo com cartões do Banco do Brasil

A Polícia Civil de Maricá continua investigando as fraudes
( Foto :: Romário Barros | Lei Seca Maricá)
Da Redação | Romário Barros – Novas vítimas de um golpe que está cada vez mais típico na cidade de Maricá compareceram hoje na delegacia de Maricá (82ªDP) para abrir registros de ocorrência.

De acordo com os clientes, quando a pessoa chega na unidade bancária do Banco do Brasil constata no caixa eletrônico que seu saldo está abaixo do normal, ou seja, sofreu um golpe.

Em uma reportagem investigativa do LSM foi constatado que uma quadrilha está adulterando equipamentos eletrônicos chamados POS (point of sale, ou ponto de venda). De acordo com vítimas do golpe,  a fraude está acontecendo com os cartões de crédito/débito do Banco do Brasil.

Segundo informações, O bando instala um dispositivo conhecido como “chupa-cabra”, em uma máquina convencional por meio do qual copiam as informações magnéticas e clonam cartões bancários ou de créditos. O furto eletrônico tem como pressuposto a captura das informações contidas na trilha magnética dos cartões. Isso é feito no momento em que o cliente passa seu cartão nas máquinas instaladas em postos de combustíveis, padarias, lojas e shoppings centers.

O objetivo da quadrilha é adulterar máquinas de venda com cartões de crédito-débito. Depois fazer sua instalação em estabelecimentos comerciais filiados às empresas de cartões. O trabalho seguinte é capturar as trilhas magnéticas e senhas dos cartões usados pelos clientes, recuperar os dados capturados por meio de transmissão sem fio, confeccionar os clones e usá-los em compras e saques. Muitas vezes a quadrilha revende os produtos adquiridos para receptadores com o objetivo de alcançar lucro.

Em novembro, trinta e três clientes clientes do Banco do Brasil de Maricá registraram ocorrência na delegacia de Maricá. O cliente ao verificar o saldo da conta, nota que o dinheiro não está na conta corrente e que sofreu um golpe. “Eu tinha dois mil reais na conta e agora só tenho mil reais. Fiquei desesperado. O gerente pediu para que eu fosse à delegacia e registra-se a ocorrência e foi o que eu fiz”. Disse uma vítima do golpe que preferiu não se identificar.

Policiais do Sistema de Investigação Policial (SIP) da delegacia de Maricá (82ª DP) continuam investigando as fraudes. A polícia recomenda que quem constatar a fraude entre em contato imediatamente com a delegacia.

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