09/12/2012 às 18h00min - Atualizada em 09/12/2012 às 18h00min

Casa de Cultura de Maricá ganha decoração natalina

A casa de Cultura do município foi decorada com luzes e
foi inaugurada neste final de semana.
( Foto :: Internauta | Robson Giorno)

Da Redação | Romário Barros - Há poucas semanas do Natal, A Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá já está sendo preparada para comemorar uma das datas mais esperadas do ano. A casa de Cultura do município foi decorada com luzes e foi inaugurada neste final de semana.

Na noite deste sábado (08) moradores e turistas que estão na cidade por conta das férias de fim de ano elogiaram o trabalho feito na Praça Central de Maricá. “Ficou muito bonito. É uma das melhores decorações de Natal dos últimos tempos”. Disse o morador de Duque de Caxias, Daniel Mattos, de 27 anos.

Histórico
A Casa de Cultura de Maricá foi inaugurada no dia 23 de maio de 2001, com uma exposição coletiva de vários artistas maricaenses. A casa de Cultura trabalha em prol do desenvolvimento artístico-cultural da cidade, sediando exposições e eventos culturais, ministrando cursos e palestras, patrocinando prêmios e reconhecimento aos trabalhos de todos os tipos de atividades do gênero.

É uma grande casa que já serviu, por exemplo, para abrigar a Prefeitura, à Câmara Municipal, à Cadeia Pública, o Banco do Brasil, e hoje em dia acham-se nele instaladas a Casa de Cultura de Maricá, a Academia de Letras de Maricá e, mais recentemente, a Casa do Artesão. A casa de Cultura abriga de uma forma bem clara a história de Maricá, sendo a história descrita através da vida dos próprios moradores que se destacaram por algum fato, os cidadãos ilustres, e também através dos pertences de todos os cidadãos que marcam os seus nomes na cultura de Maricá através de doações dos pertences com os nomes de seus respectivos doadores/moradores, além de contar a vida do nosso país através de objetos utilizados nos séculos passados, como por exemplo coleções de moedas, ferro de passar, moinho de café, os utensílios do cotidiano.

O casarão construído no século XIX, foi projetado para satisfazer as exigências administrativas e jurídicas da comunidade. A simetria da construção, bem como seu frontão triangular, parecem obedecer aos padrões neoclássicos de construção, porem as janelas e portas ostentam a viga reta não apresentando os arcos típicos deste estilo.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp