30/12/2012 às 18h34min - Atualizada em 30/12/2012 às 18h34min

Capitania dos Portos realiza fiscalização em Maricá, Niterói e Rio

Fiscalização acontece nas lagoas e praias de Maricá
( Foto :: Romário Barros | LSM Notícias)
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro realizou operações de fiscalização nas regiões de Maricá, Camboinhas, Itaipu, Praia do Pepê, Lagoa de Marapendi, Copacabana, Ipanema, Leblon e Leme, de acordo com o planejamento da Operação Verão, que se estenderá até o mês de março.

Foram abordadas mais de 170 embarcações, sendo 21 notificadas e uma apreendida.

O objetivo da Operação Verão é garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica a partir de navios, durante o período do ano em que acontece o maior fluxo de embarcações de esporte e recreio, e turismo náutico.

Os principais aspectos verificados foram: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação. No decorrer das inspeções navais, quando o condutor da embarcação apresentar sinais característicos de embriaguez, os inspetores podem solicitar ao condutor submeter-se ao teste com etilômetro.

Nos casos em que for constatado estado de embriaguez cujo limite de teor esteja acima do permitido por lei, além da aplicação de medidas administrativas, que incluem retenção, suspensão ou cancelamento da habilitação do condutor, e apreensão da embarcação, o infrator será apresentado à autoridade policial competente, para a adoção das medidas cabíveis.

Um dos maiores problemas verificados nesse período é o desrespeito ao limite de segurança entre banhistas e embarcações. Muitos condutores não respeitam as áreas proibidas ao tráfego nas praias. De acordo com a Capitania dos Portos, os locais mais críticos são o Canal de Itaipu e a Praia de Camboinhas, na Região Oceânica; a Lagoa de Maricá; e o Canal de Marapendi e a praia da Barra da Tijuca, no Rio.

A Capitania dos Portos pede às pessoas que denunciem atos que ignorem as normas de segurança de navegação pelo telefone 2233-8412 ou pelo e-mail: ouvidoria@cprj. mar.mil.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp