25/11/2012 às 08h00min - Atualizada em 25/11/2012 às 08h00min

Bombeiros são acionados após vazamento de gás no bairro das Pedreiras

Vazamento do Botijão de gás foi controlado pelos Bombeiros
( Foto :: Mauro Luis | LSM)
Da Redação | Mauro Luis - Bombeiros do Destacamento de Maricá foram acionados para controlar um vazamento de gás na sexta-feira (25) na Rua Guilherme Cunha no bairro das Pedreiras, próximo ao Centro de Maricá.

De acordo com os Bombeiros, o vazamento foi causado pelo
cone-borboleta que fica junto à válvula do botijão de gás estar em estado precário causando forte cheiro na residência. Bombeiros foram até o local e constataram que a ferrugem na válvula também pode ter causado o vazamento. Ninguém ficou ferido.

Saiba o que fazer em caso de vazamento de gás
Quando há vazamento de gás, qualquer atividade elétrica - como acender a luz, ligar um equipamento eletrônico ou o ventilador - pode provocar uma pequena faísca, suficiente para causar explosão de gás acumulado.

Alguns procedimentos e cuidados devem ser tomados no manuseio do botijão de gás. De acordo com informações dos Bombeiros, o botijão precisa ficar em um local bem ventilado. Ao receber o botijão, passar algum produto espumante, como detergente, para detectar vazamento. Recipientes com corrosão devem ser rejeitados.

Ainda segundo as orientações dos bombeiros, as argolas inferiores precisam oferecer proteção à calota dos recipientes e as superiores devem oferecer proteção às válvulas e aos dispositivos de segurança e permitir o manuseio seguro.

Os bombeiros orientam que não se deve virar ou deitar o botijão, pois caso exista algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida e pode provocar graves acidentes.

Vazamentos
Pode ocorrer vazamento de gás se o cone-borboleta não estiver bem ajustado à válvula. Caso isso aconteça, a orientação é que desenrosque o cone-borboleta e repita a instalação.

Se o vazamento continuar, nunca deve usar procedimentos improvisados, como cera, sabão ou outros produtos para tentar eliminá-lo. A orientação é para desatarraxar o cone-borboleta, colocar o botijão em local arejado e ligar para a empresa que vendeu o gás. A empresa é obrigada a substituí-lo. Se não souber o nome da empresa, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.

Na impossibilidade de remover o botijão para um local arejado, abra as portas e janelas, não fume, não acenda nenhum tipo de chama e nem provoque nenhum tipo de faísca, como acender interruptores de luz.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp