30/11/2012 às 11h48min - Atualizada em 30/11/2012 às 11h48min

Unidade de policiamento da Serra da Tiririca vai ser inaugurada em 2013

Fernanda Moreno - O Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) chegou à maioridade com muitos motivos para comemorar. Somente nos últimos dias, o parque recebeu diversos “presentes”: a nova área agregada ao território atual, a chegada de mais guardas-parques civis reforçar as atividades da equipe nas trilhas da unidade e a fase final do plano de manejo – plano diretor – , que será entregue em dezembro, além da instalação de uma Unidade de Polícia Ambiental (Upam) prevista para o primeiro semestre de 2013.

Uma festa, no Itacoatiara Pampo Clube, na tarde da última quarta-feira (28), reuniu a presidente do Inea, Marilene Ramos; o diretor de biodiversidade e áreas protegidas, André Ilha; e o chefe do Peset, Fernando Matias.“Parabéns ao Parque e a todos os envolvidos na busca por estas conquistas. Devemos nos orgulhar por fazer parte dessa história”, celebra o chefe da unidade.

Assim como na criação do Peset, sua ampliação também é resultado de uma intensa mobilização comunitária. O parque ganhou nova área de 1.241 hectares na cidade, o que corresponde a 50% de sua área atual. Isto resulta em uma área de 3.493 hectares de área de Mata Atlântica e ecossistemas insulares preservadas permanentemente. Foi anexado à unidade as áreas verdes da Reserva Ecológica Municipal Darcy Ribeiro, do Morro da Peça e também as Ilhas do Pai, da Mãe e da Menina, em Itaipu.

Para diretor de biodiversidade e áreas protegidas, André Ilha, o Peset é o mais magnífico exemplo de unificação do Poder Público e da comunidade. “Símbolo de integração. É desta maneira que gosto de denominar o Parque Estadual da Serra da Tiririca que nasceu do atendimento do Poder público ao apelo social, tanto para a criação quanto para a ampliação. Hoje também venho festejar este símbolo”, comenta.

A chegada de 11 guardas-parques civis para intensificar a vigilância dentro e no entorno da unidade, o combate ao incêndio florestal e as atividades de educação ambiental da equipe é outro motivo para comemorar. Conforme a assessoria do Peset, os guardas estão em fase de reconhecimento das trilhas acompanhando os guardas parque militares antigos da unidade. Eles passarão por um treinamento específico para cumprir a atividade a partir do início do ano que vem.

Segundo André Ilha, a Upam será instalada no Engenho do Mato, onde funcionava o restaurante Verdejante. Esta unidade de polícia, nascida de parceria da Secretaria Estadual do Ambiente e Secretaria Estadual de Segurança, disponibiliza integralmente vinte policiais militares para combate aos crimes ambientais.

André considera de urgência a implantação da Upam no parque. Primeiro, pela quantidade de visitação que o parque recebe e também pela proximidade do local com o Rio de Janeiro, palco dos próximos eventos esportivos mundiais. “Vamos melhorar para ampliar a visitação, investir em guais bilíngues, manutenção das trilhas. Queremos que os moradores e turistas se afeiçoem a área e formem uma legião de apoiadores à conservação do parque”, explica.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp