06/04/2012 às 18h10min - Atualizada em 18/08/2021 às 17h58min

Dois anos da tragédia das chuvas em Maricá

REPORTAGEM ESPECIAL - Hoje, 06 de abril de 2012 fazem dois anos que os moradores de Maricá acordaram com a maior enchente que a cidade já viveu.
Foram 16 horas seguidas de chuvas, mortes confirmadas, centenas de moradores desabrigados e muitos que perderam tudo após os dois principais rios que cortam o município terem transbordado.
Maricá sofreu com uma grande quantidade de chuvas que caíram sobre a cidade e toda região metropolitana (mais de 288 ml em 16 horas, batendo todos os recordes históricos de precipitações pluviométricas, inclusive superando os 226 ml de 1966 que caíram em 14 horas em todo o estado do Rio de Janeiro), as lagoas de Maricá transbordaram e o prefeito Washington Quaquá (PT) juntamente com agentes do INEA resolveram abrir o canal da Barra de Maricá para escoar o excesso das águas.
E hoje após dois anos, o Lei Seca Maricá voltou até a Barra de Maricá e verificou que uma ponte está sendo construída  com recursos do município e a previsão para entrega é de setembro. Cada pilar da ponte terá cerca de 6,90 metros de altura e o vão central (pelo qual vão passar as águas do mar quando o canal for aberto) vai ter uma extensão de 32,5 metros. A nova ponte terá 172 metros de extensão. 
A nova ponte da Mumbuca terá cerca de 4,20 metros de altura, dez centímetros a menos que a antiga peça, que foi retirada do local em dezembro, após ficar interditada ao trânsito de veículos desde as chuvas de abril de 2010, quando teve sua estrutura comprometida por causa das enchentes. A intervenção está sendo executada com recursos da verba emergencial de R$ 10 milhões, liberada no ano passado pelo Ministério da Integração Nacional e gerida pelo governo do Estado, responsável também pela contratação da empresa.
(Comparativo da ponte da Mumbuca dois anos após a enchente)
(Comparativo da Barra de Maricá dois anos após a enchente com uma ponte em construção)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp