23/02/2012 às 18h10min - Atualizada em 23/02/2012 às 18h10min

INEA explica causas da mortandade de peixes em Maricá

Fotos: Marcia Roberta / Lei Seca Maricá
Falta de oxigênio decorrente da temperatura da água, que encontrava-se bastante elevada, pode ser uma das causas

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que a causa da mortandade de peixes, predominantemente do tipo savelha, manjubinha e bagre na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, foi a falta de oxigênio decorrente de causas diversas, tais como: a temperatura da água, que encontrava-se bastante elevada, em torno de 28° a 29°, as 8 horas da manhã, o que propiciou a perda de oxigênio da coluna d’água para a atmosfera. O trecho em questão possui uma lâmina d'água de aproximadamente 30 cm, o que favorece a completa depleção de oxigênio rapidamente.

O aumento significativo da população flutuante induz o aumento de carga orgânica para a lagoa, além da movimentação intensa de Jet Skis na lagoa, que provocou o revolvimento do fundo e a consequente demanda de oxigênio para oxidação da matéria orgânica.

Foi realizado no dia 21 de fevereiro a coleta de amostras de água e de peixes que estão sendo analisadas. O Inea, na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro, realizará nova vistoria e coleta de amostras nas lagoas do sistema lagunar de Maricá.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp